Fonte: Revista Sustentabilidade
por Paula Graciela
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), inclui no seu questionário bianual de Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) perguntas sobre a utilização de sistemas alternativos de geração de energia e coleta seletiva, informou o instituto em nota no seu portal da Internet.
A pesquisa de amostragem terá duração de quatro trimestres e será realizada por 750 supervisores que aplicarão o questionário em 65 mil domicílios brasileiros espalhados pelo país, onde vivem aproximadamente 230 mil pessoas.
Além de apurar o peso e estatura de cada integrante do domicílio, a renda dos moradores, as despesas coletivas da família (água, luz, telefone) e individuais, a edição 2008/2009 da POF investigará a ingestão de alimentos dentro e fora do domicílio, o consumo de produtos orgânicos, light e diet, e a utilização de serviços e produtos que visam o desenvolvimento sustentável, como por exemplo, a separação e coleta seletiva de lixo e o uso de energia elétrica proveniente de fontes alternativas.
Serão investidos R$ 23 milhões na compra de equipamentos e coleta das informações. Parte dos recursos (43%) são provenientes de convênios com o Banco Mundial e o Ministério da Saúde.
A divulgação dos primeiros resultados está prevista para o final de 2009.