Com o objetivo de despertar a atenção das pessoas sobre a qualidade do ar no Brasil, está marcado o ato público Respira Brasil, no dia 31 de maio, às 18h, na Marquise do Parque Ibirapuera. O ato faz parte da programação do Viva a Mata, evento promovido pela Fundação SOS Mata Atlântica, de 30 de maio a 1º de junho.
Os participantes do Respira Brasil vão vestir máscaras brancas como forma de protesto contra a qualidade do ar no País. A SOS Mata Atlântica e o Movimento Nossa São Paulo fazem parte do grupo de organizações que desde o ano passado desenvolvem uma série de ações para tornar mais limpo o diesel comercializado no país. O objetivo das organizações é que a Petrobras cumpra uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) que impõe um limite do teor de enxofre no diesel distribuído no Brasil a 50 partes por milhão (ppm S), a partir de janeiro de 2009. A proporção hoje é de 500 ppm S nas regiões metropolitanas e de 2000 ppm S no interior. O enxofre é cancerígeno e responsável pela morte de 3 mil pessoas por ano na capital paulista, conforme estudos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
Viva a Mata
A quarta edição do Viva a Mata é uma mostra de iniciativas e projetos em prol da Mata Atlântica. O evento será realizado na Marquise do Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP), e é totalmente gratuito. A exposição reúne ONGs, pesquisadores e órgãos governamentais que atuam em várias regiões com projetos pela conservação da Mata Atlântica. Além de conferir os 20 estandes temáticos, o público pode participar de debates, palestras, oficinas, maquetes interativas, peças de teatro e outras manifestações artísticas.
Com apoio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, o evento tem como objetivo comemorar o Dia Nacional da Mata Atlântica (27 de maio), promover a troca de informações e experiências entre os que lutam pela conservação deste Bioma, realimentar o movimento ambientalista e informar e conscientizar a sociedade. Na edição passada, o Viva a Mata reuniu mais de 100 projetos e recebeu mais de 75 mil pessoas interessadas em conhecer o que está sendo feito no País pelo Bioma e aprender sobre como melhorar sua relação com o meio ambiente.
Entre os destaques da programação deste ano está a divulgação de dados inéditos do Atlas da Mata Atlântica, que aponta a taxa de desflorestamento e as áreas mais críticas em 10 dos 17 estados onde há remanescentes florestais. Outro destaque é o lançamento do livro “Voluntariado Socioambiental – História, experiências e práticas na Fundação SOS Mata Atlântica”, no dia 31, às 15h.
No evento, a fundação vai lançar a Plataforma Ambiental para o Município de São Paulo, versão 2008. O documento contém propostas de políticas públicas para os próximos vereadores e chefe do Executivo que assumem mandato no inicio de 2009.
Veja a Plataforma Ambiental para o Município de São Paulo
Veja a programação completa do Viva a Mata