Projeto pretende conscientizar moradores sobre voto e democracia

O Movimento Nossa Ilha Mais Bela lançou no sábado (31/05) o “Projeto Educação para o Voto”, com o objetivo de sensibilizar a população da cidade sobre a importância do voto, e o exercício da democracia e da cidadania.

O projeto será dividido em três etapas: pesquisa de percepção, realizada e divulgada no dia 31, sensibilização (embasado nos resultados da pesquisa) e nova pesquisa (para verificar os resultados da campanha).

A pesquisa retratou a percepção do eleitor de Ilhabela, com relação à democracia, critérios de escolha dos candidatos à eleição, o papel dos vereadores e do prefeito e os problemas mais preocupantes na Ilha.

De acordo com a pesquisa, os moradores valorizam o processo democrático-eleitoral – 77% votariam mesmo que não fosse obrigatório, embora 53% considerem impossível fazer política honestamente.

Atitudes dos candidatos (honestidade, integridade, cumprimento de promessas) são os principais critérios de escolha, tanto do prefeito (para 48% dos entrevistados) quanto para vereador (35%). Além disso, 83% disseram que avaliam atentamente as propostas dos candidatos antes de votar.
 
A pesquisa mostrou também que grande parte da população de Ilhabela não sabe o que falar sobre cidadania (37%) e democracia (49%).

A pesquisa, realizada pela Ipsos, multinacional francesa de pesquisa, ouviu 633 moradores, homens e mulheres com 16 anos ou mais, entre abril e maio deste ano.

Veja a apresentação da pesquisa – documento em Power point no anexo da mensagem

 

 

Compartilhe este artigo