Agora o paulistano terá informações quantitativas mês a mês para avaliar a situação do trânsito em São Paulo. O Observatório Cidadão Nossa São Paulo ganhou um novo indicador de Transporte/Mobilidade Urbana, “Congestionamentos – média mensal”, que mostra a média aritmética dos picos de congestionamentos nos períodos da manhã e da tarde, em quilômetros. A fonte de informação para compor o indicador é a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que monitora diariamente 835 quilômetros de vias da cidade.
O Observatório iniciou o levantamento em abril. Em dois meses de acompanhamento, é possível perceber que o mês de maio apresentou congestionamentos com maior extensão no período da tarde, com uma média de 167 km, ante 156 km em abril. E o mês de abril teve mais filas de veículos no trânsito pela manhã, com média de 117 km, um pouco maior do que a de maio, de 105 km. Para ver as médias mensais, clique aqui.
Em apenas três anos, o congestionamento nos horários de pico da tarde cresceu 43,9%, se compararmos a média do mês de maio com a média de 2005, outro indicador do Observatório. Os dados disponíveis da média anual vão de 2000 a 2005. Para ver as médias anuais, clique aqui.
Com o levantamento mensal, será possível elaborar uma série histórica dos picos de congestionamentos, a fim de subsidiar a sociedade civil e o poder público para avaliar a situação do trânsito e formular soluções que melhorem a mobilidade na cidade.
O Observatório Cidadão Nossa São Paulo, um banco de dados virtual sobre a cidade organizado pelo Movimento Nossa São Paulo, tem recebido novos indicadores constantemente desde que foi lançado, em 24 de janeiro deste ano. Em breve, vai apresentar também informações sobre frota de veículos.