“Projeto Nós do Centro oferece Bolsas de Estudo para Ensino e Pesquisa” – Envolverde

 

 

Por meio de Universidades e Instituições de Ensino e Pesquisa, 24 Bolsas de Estudos serão oferecidas à pós-graduandos para a realização de pesquisas com foco em inclusão social urbana no centro de São Paulo

Projeto Inclusão Social Urbana – Nós do Centro lança edital no Diário Oficial da Cidade de São Paulo para Gestão de bolsas de Pesquisa. Visa desenvolver a produção do conhecimento e fortalecer ainda mais os debates e pesquisas sobre as realidades sociais, econômicas e culturais da população mais vulnerável do centro de São Paulo. O Projeto Nós do Centro oferece à pós-graduados, a oportunidade de dar continuidade aos estudos de conclusão de mestrado e doutorado. As instituições de ensino e pesquisa interessadas poderão apresentar as propostas até o dia 13 de agosto de 2008, às 17h. Para orientações e esclarecimentos de dúvidas, o Projeto realizará no dia 26 de junho, às 14h, uma Sessão de Informações, que acontecerá na sede da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), localizada na Rua Libero Badaró, 561, Auditório – 3º andar – Centro. Os pesquisadores serão orientados e supervisionados por professores especialistas nos temas propostos.

Serão disponibilizadas 24 bolsas de estudos em três lotes temáticos, onde as universidades farão a seleção. Para a participação, existem alguns critérios, entre eles, a disponibilidade de no mínimo 10 horas semanais presenciais nos equipamentos do Projeto Nós do Centro, além da publicação de livros acadêmicos demostrando os resultados das pesquisas e atividades realizadas pelos alunos contemplados com a bolsa e pelos seus orientadores, a realização de dois seminários, no 1º e 2º semestre, na cidade de São Paulo. O Edital de Subvenção está localizado no site:
http://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/assistenciasocial

Os seminários deverão ter no mínimo seis palestras e mesas redondas com temas direcionados a inclusão social, além de disponibilizar material de divulgação, credenciamento dos participantes, inscrição mínima de 120 participantes, entre eles, funcionários públicos, universitários, representantes de organizações sociais, a sociedade civil organizada e colaboradores do projeto.

Com essa iniciativa, o Projeto Inclusão Social – Nós do Centro reafirma o compromisso da Prefeitura e da União Européia de desenvolver uma metodologia de inclusão social para grandes centros urbanos, iniciando pela melhoria das condições de vida dos moradores que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social no Centro de São Paulo. "O investimento em pesquisa visa ampliar a reflexão de professores e pesquisadores de diferentes áreas sobre soluções para o combate à pobreza urbana, além do desenvolvimento de metodologias de inclusão social para centros urbanos de grande escala em diferentes países com realidade social semelhante à nossa. Temos total interesse em oferecer aos alunos novas opções e acesso de estudo na cidade de São Paulo", lembra o Diretor Nacional do Projeto Antonio Augusto Telles Machado.

Para o conhecimento das instituições disponibilizamos os seguintes lotes:
Lote 1: Gestão Social, Desenvolvimento Local, Microcrédito, Economia Solidária, Capacitação Profissional de Jovens
Lote 2: Direito Social, Políticas Sociais, Revitalização do Centro Urbano, História e Imaginário Social
Lote 3: Família, Gênero e Inclusão Social

O Projeto Nós do Centro foi implantado em 2006, após uma parceria entre a União Européia e a Prefeitura de São Paulo, responsável pela execução do projeto, sendo coordenado pela Secretaria Municipal de Asssistência e Desenvolvimento Social (SMADS). O projeto conta ainda com o apoio das Secretarias Municipais de Participação e Parceria, Cultura, Trabalho, Relações Internacionais e as Subprefeituras da Mooca e da Sé. O Projeto abrange 12 Distritos Administrativos, na região central de São Paulo oferecendo novas oportunidades de cursos e oficinas de geração de renda, especialmente as famílias de baixa renda e que vivem em moradias multifamiliares (cortiços), atingindo uma média de 120 mil habitantes, ou seja, 25% da população total existente nessa área. Por isso, o Projeto Nós do Centro firma parcerias com as Universidades, que têm um papel importante na geração do conhecimento, além de disseminar a construção de ações adequadas para o crescimento e melhoria das condições de vida desses moradores do centro da capital.

 

 

Compartilhe este artigo