58% dos paulistanos se ‘esforçam’ para reciclar, diz pesquisa
A MAIORIA da população de São Paulo apóia a reciclagem de lixo, mas não a pratica todos os dias efetivamente. Essa foi a constatação de uma pesquisa do Ibope realizada em sete capitais e algumas cidades do interior das regiões Sul e Sudeste do Brasil.
De acordo com o estudo, 82% dos paulistanos disseram que “reciclar é um dever de todos”, no entanto,
58% disseram que “fazem esforço consciente para reciclar”, o que não significa a separação do lixo na prática todos os dias. Com os números obtidos, a população de São Paulo ocupa a 3a posição no ranking das que dizem reciclar mais. Curitibanos, com 67%, e porto-alegrenses, com 59%, ficaram na frente.
Na média, 85% dos entrevistados consideram reciclagem um dever de todo cidadão, mas pouco mais da metade (57%) dizem que se esforçam para reciclar os produtos que consomem.
No levantamento, o Ibope detectou também que a maior parte dos brasileiros se interessa por assuntos ligados ao meio ambiente e deseja contribuir com ele de alguma forma.
Por exemplo, quando inqueridos se estariam dispostos a trabalhar como voluntário para uma causa nobre, 65% dos entrevistados disseram que sim. Apenas 18% da amostra pesquisada afirmou não ter muito interesse sobre o assunto.
O estudo também identificou uma maior abertura da população brasileira para produtos que de alguma forma trazem vantagens para o meio ambiente.
Quando questionados se estariam dispostos a pagar mais por um produto que seja saudável para o meio ambiente, 70% concordaram. Em relação ao consumo de alimentos orgânicos, 45% disseram que compensaria pagar mais por alimentos desse tipo. METRO