Pesquisa mostra que paulistano prefere andar de ônibus
SE VOCÊ pegou esse jornal parado em algum semáforo de São Paulo e o trânsito não está nada animador, pode acreditar no que está lendo: só 23% da população da capital usa carro para se locomover. Por incrível que pareça esse é o resultado de uma pesquisa feita pelo Ibope para o Sindicato das Transportadoras de Carga de São Paulo (Setcesp).
O estudo ouviu 602 pessoas na cidade e atestou também que os homens dirigem mais automóveis que as mulheres: 29% a 18%. O estudo mostra também que 50% das pessoas deixariam o carro em casa se houvesse transporte público adequado. Por outro lado, 29% nunca abririam mão do automóvel.
Porém, a maior parte (56%) dos paulistanos anda de ônibus, sendo que a maioria é mulher (62%). Os homens representam 50% dos passageiros dos coletivos.
O metrô, com 9%, é o terceiro meio mais utilizado. Apenas 2% da população são motociclistas , e só 1% anda de bicicleta.
A pesquisa avaliou também a opinião do paulistanos sobre uma possível cobrança de pedágio urbano. 78% se mostraram contra; e 20% a favor. O universitário é o público mais contrário à medida: 83% dos jovens com curso superior não pagariam a taxa. GUILHERME COSTA