“Os ônibus no centro dos debates” – O Estado de S.Paulo

 

Candidatos a prefeito querem construir mais corredores, dar prioridade a coletivos e unir gestão de SPTrans e CET

Marta planeja fazer 22 faixas exclusivas até o fim de 2012

O pré-programa de trânsito e transporte da ex-ministra do Turismo Marta Suplicy (PT), que concorre à Prefeitura pela terceira vez – ela tem uma vitória, em 2000, e uma derrota, em 2004 – é extenso.

Caso seja eleita, pretende trabalhar com o governo do Estado e da União na construção de 22 corredores de ônibus até 2012. Entre eles, o Pacaembu-Brás Leme-Paulista e o Largo da Concórdia-São Miguel, pela Avenida Celso Garcia. Em projeto também mais nove corredores e oito novos terminais até 2014. O plano de governo traz ainda R$ 490 milhões da Prefeitura para o Metrô.

Pelo sistema viário, as principais linhas de um futuro governo são a recuperação da CET, com a contratação de pessoal, mais guinchos e novos sistemas de comunicação – para "desobstruir" as ruas, diz Marta.Ela também quer investir na recuperação dos semáforos inteligentes e na criação de estacionamentos subterrâneos, interligados a terminais de ônibus, além de fiscalizar pólos geradores de trânsito, como shoppings, e criar terminais para cargas.

Segundo Marta, a capital vai precisar fazer um "esforço de guerra" para sair da "calamidade" em que se encontra a mobilidade urbana.A gestão compartilhada do trânsito entre a CET e a SPTrans, evitando que a circulação de carros tenha prioridade nas ruas, em detrimento dos ônibus, também deve ganhar espaço em uma futura administração de Marta, como destacam os seus principais assessores. DANIEL GONZALES

Alckmin quer que semáforo dê prioridade aos ônibus

O ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), que postula a Prefeitura de São Paulo pela segunda vez (ele ficou em terceiro lugar, em 2000) pretende reduzir o número de veículos em circulação e, conseqüentemente, os congestionamentos, apostando em transporte coletivo. Ele se diz favorável a investir pesado, com dinheiro municipal, em trens e no metrô, em colaboração com o governo do Estado. E pretende fazer algumas mudanças nos atuais corredores de ônibus.

O candidato do PSDB defende, por exemplo, a readequação das faixas exclusivas, dotando as avenidas que têm os corredores de transporte coletivo com áreas para ultrapassagens dos ônibus. Isso para evitar que eles fiquem presos em filas, dentro dos próprios corredores.

Além disso, quer dar prioridade para os ônibus nos semáforos. Sem dar maiores detalhes, por enquanto, o candidato fala em uma espécie de "semáforo inteligente", mas que daria preferência aos ônibus. "Assim (com mais qualidade no transporte), as pessoas vão começar a deixar o carro em casa", acredita.

Em abril, Alckmin esteve em Curitiba (PR) para conhecer o sistema de transporte, considerado referência nacional pela qualidade e velocidade.Outra de suas linhas de governo, caso eleito, deverá ser uma gestão conjunta do trânsito, a ser feita entre a São Paulo Transportes (SPTrans), que hoje cuida do transporte coletivo, e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), responsável pelo sistema viário. Isso garantiria que o carro não teria mais prioridade que ônibus nas ruas.

Kassab vai entregar Expresso Tiradentes

Em um eventual segundo mandato, o atual prefeito e candidato do DEM à Prefeitura, Gilberto Kassab, que vai disputar sua primeira eleição para o governo municipal como titular de uma candidatura, promete "prioridade total" ao transporte coletivo como solução para os engarrafamentos.

O candidato promete construir e terminar "corredores de ônibus exclusivos de verdade", como os Expressos Cidade Tiradentes e Avenida Celso Garcia, ambos já em obras, para dar mais velocidade e qualidade aos ônibus e melhorar as condições de tráfego.

"Não será apenas delimitar faixas dizendo que são corredores de ônibus, como afirmaram prefeitos anteriores", afirma o candidato, por meio de uma nota enviada por seu comitê de campanha.

Kassab também prevê a continuação do investimento municipal no Metrô e na CPTM, como ocorre atualmente – já está prevista a liberação de R$ 1 bilhão, no total, para ajudar na expansão do transporte sobre trilhos.

Outra das bandeiras de campanha do candidato democrata é a conclusão de obras viárias na zona leste da capital, como o trecho norte do Complexo Viário Jacu Pêssego e o Viaduto Águia de Haia, em Artur Alvim.

A continuidade do processo de modernização da CET – "que se encontrava sucateada e foi recuperada", segundo o candidato – também deve ser outra das bandeiras para outubro, bem como a implementação da inspeção veicular para carros e motos, já prevista para começar em janeiro.

Maluf sugere aumentar as pistas das Marginais

As propostas do deputado federal Paulo Maluf, do PP, que disputa a Prefeitura da capital pela quinta vez (tem uma vitória, em 1992) privilegiam obras viárias. A principal seria a ampliação do que ele chama de "espinha dorsal" do trânsito de SP: as Marginais do Tietê e do Pinheiros, que hoje recebem 1,1 milhão de veículos por dia.

"Tenho pronto um projeto, feito por uma equipe de engenheiros, que aumentará o número de pistas nas avenidas marginais com cinco e seis faixas de cada lado", adianta Maluf. A obra, segundo o candidato, "não é cara diante do orçamento da cidade". Pelas projeções de Maluf, custaria R$ 3 bilhões e demoraria quatro anos. O orçamento anual é de R$ 28 bilhões.

O projeto, cuja cópia o candidato enviou à reportagem, mostra que os rios não seriam totalmente cobertos, mas teriam as calhas rebaixadas e ganhariam diafragmas (muros de concreto) nas Marginais. Com isso, os canteiros atuais seriam ampliados, receberiam áreas verdes e pistas, sem a necessidade de desapropriações. A Marginal também ganharia novas pontes.

Além disso, Maluf já tem pronta relação de cerca de 20 obras que incluem complexos viários e o prolongamento de avenidas. "É preciso desentravar o trânsito, com obras pontuais e possíveis de fazer e com a melhora, ao mesmo tempo, do transporte público."

Dizendo-se contra o pedágio urbano e contra a ampliação do rodízio, o concorrente do PP cita ainda, como solução para os congestionamentos, a reinstalação e expansão dos semáforos inteligentes.

Soninha aposta no pedágio e no redesenho dos itinerários

Estreante em uma eleição para a Prefeitura, a vereadora Soninha Francine, do PPS, prevê, caso seja eleita, pedágio urbano no centro, para tirar carros das ruas, e também fazer um redesenho das linhas de ônibus. "Hoje, os trajetos dos coletivos parecem um asterisco: todos se interligam ali", diz. "Eles têm de ser uma teia." Isso, segundo ela, atrairia mais passageiros aos ônibus, reduzindo engarrafamentos.

Mais atenção aos pedestres, com a recuperação de calçadas, passarelas e semáforos, além de faixas exclusivas para motociclistas também fazem parte do pré-programa de governo. Esse ainda prevê a criação de ciclovias.

A operação do pedágio urbano, explica Soninha, seria feita por meio de um sistema de GPS (posicionamento via satélite) ou de tags (etiquetas eletrônicas) nos carros. "Vamos desenhar um perímetro onde ninguém reclame da falta de oferta de transporte", explica. "Nesse espaço, a pessoa pagaria uma taxa que a fizesse pensar se o carro é indispensável ou se ela poderia ir de carona ou de ônibus", explica.

Um painel mostraria a arrecadação em tempo real e o dinheiro seria investido em ônibus. Soninha diz que pretende distribuir mapas com as linhas e melhorar a oferta de transporte após a meia-noite (para quem sair para beber, por exemplo). A CET também receberá atenção em um possível governo de Soninha: além de mais agentes de trânsito, ela planeja pagar aos marronzinhos um adicional de periculosidade.

Copyright © 2007 – 2008 Grupo Estado. Todos os direitos reservados.

 

 

Compartilhe este artigo