Site oficial de São Paulo é o melhor do Estado mas perde para o de grandes cidades do mundo

 

O portal da prefeitura de São Paulo é o melhor das cidades do Estado no conjunto de prestação de serviços e informações, mas tem qualidade bem inferior ao das cidades de mesmo porte no mundo, como Nova York, Los Angeles e Paris. É a conclusão do professor doutor  Norberto Torres, consultor associado da FIA (Fundação Instituto de Administração da USP) e consultor da FUNDAP (Fundação de Desenvolvimento Administrativo).

Torres realizou, em 2007, um estudo sobre portais de prefeituras das cidades paulistas, os chamados Web Gov, e finalizou em junho deste ano uma avaliação de sites das prefeituras de Los Angeles, Paris e Nova York. Em uma escala de zero a dez, o web site oficial da capital paulista recebeu nota 3,5.

Na opinião do professor, “São Paulo tem que tomar como referência as cidades líderes do mundo em serviços eletrônicos” e focar na melhora dos serviços digitais prestados à população. Em Nova York, por exemplo, é possível saber quanto tempo a prefeitura vai levar para tapar um buraco na rua, marcar consulta no médico ou matricular o filho na escola.

O professor Torres apresentou o estudo feito nas cidades paulistas, sob encomenda do governo estadual, em uma palestra realizada no Auditório da Ação Educativa, em São Paulo, nesta sexta-feita (04/07).

De acordo com o levantamento, 38,5% dos 645 municípios do Estado não têm site oficial na internet.  Na avaliação foram consideradas cerca de 400 variáveis para classificar o nível de maturidade dos portais, conforme os serviços, consultas a dados e indicadores, notícias, reclamações e informações úteis aos cidadãos, entre outros.

Os portais receberam nota de zero a dez, conforme os aspectos avaliados. Além da nota de avaliação geral (3,58), São Paulo teve 3,49 no ”índice geral de e-serviços” (3,49), que inclui todos os serviços eletrônicos do web site.

Em “e-democracia”, somente cinco municípios ganharam nota acima de 3 e apenas São Paulo recebeu nota superior a 4 (4,56), nível que indica acesso dos cidadãos a informações, conteúdos, ações e decisões do governo. A nota 7 se encontra em um segundo estágio, quando a sociedade é ouvida pelo governo por meio da internet através do uso de enquetes e pesquisas eletrônicas.

A “e-democracia” nota 10, nível considerado ideal, ocorre quando a sociedade participa de decisões da gestão pública, seja por meio de plebiscitos, seja por votações eletrônicas. Sites de grandes cidades municipais e até de pequenas comunidades da Inglaterra já atingiram esse nível, de acordo com Torres.

Veja o estudo sobre os web gov das cidades do Estado de São Paulo

Conheça o site oficial de Nova York

Conheça o site oficial de Paris

 

 

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