Oito candidatos à Prefeitura de São Paulo recebem propostas para melhorar a cidade


Durante evento promovido pelo Movimento Nossa São Paulo na manhã desta segunda-feira (21/7), oito dos 11 candidatos à Prefeitura da capital paulista receberam mais de 1,5 mil propostas para melhorar a qualidade de vida na cidade. Compareceram ao evento Edmilson Costa (PCB), Geraldo Alckmin (PSDB), Gilberto Kassab (DEM), Ivan Valente (PSOL), Levy Fidelix (PRTB), Marta Suplicy (PT), Renato Reichmann (PMN) e Soninha Francine (PPS). Cerca de 700 pessoas acompanharam a cerimônia no Teatro do Sesc Consolação e em um telão no andar superior. A apresentação ficou por conta do âncora da Rádio CBN e da TV Cultura, Heródoto Barbeiro.

Os candidatos também receberam um documento com dez propostas (ver abaixo) escolhidas pelo Movimento Nossa São Paulo para acompanhamento durante todo o processo eleitoral e, principalmente, a gestão do próximo prefeito e vereadores.

Cada um dos candidatos teve dez minutos para se manifestar em ordem definida em sorteio. O prefeito Gilberto Kassab disse que "na medida em que a sociedade participa fortalece a democracia e o compromisso dos candidatos com a nossa cidade".

O ex-governador Geraldo Alckmin afirmou que o evento é um exemplo para o Brasil e que a iniciativa do Movimento vem trazer uma contribuição, pois "o governo precisa ser fiscalizado, criticado e cobrado para que a gente possa ter um salto de qualidade na política".

A ex-prefeita Marta Suplicy ressaltou que "três eixos" presentes nas dez propostas do Movimento apresentadas aos candidatos fazem parte de seu programa de governo: a transparência, a redução da desigualdade e a participação popular.

O deputado federal Ivan Valente enfatizou a importância da transparência na gestão pública e de o governante ouvir a população, por meio de plebiscito, referendo e conselhos.

Já Renato Reichman agradeceu o material recebido. “Para um partido pequeno, com poucos recursos é muito importante o material” para compor o programa de governo."

Levy Fidelix destacou em entrevista que "o prefeito tem obrigação de divulgar relatórios de execução orçamentária e deve fazê-lo com toda liquidez, com toda transparência.”
 
Edmilson Costa parabenizou o Movimento pela iniciativa e disse ter expectativa de que a colocação de idéias e propostas “se amplie” e cada vez com mais “profundidade”.
A vereadora Soninha Francine disse que há muitos obstáculos a serem superados para tornar a cidade mais saudável e “talvez o pior seja o desencanto com a política”. E acrescentou: “então, a gente tem que resgatar o crédito na política. Um outro mundo é possível também na política”.


Entrega de propostas visa contribuir com programas de governo

O conjunto de propostas entregue aos candidatos visa contribuir com a elaboração dos programas de governo para a próxima gestão, que se iniciará em 2009. De acordo com a emenda 30 da Lei Orgânica do Município, aprovada em fevereiro deste ano, o próximo prefeito (a) terá que apresentar um programa detalhado de metas, baseados em indicadores, para cada área da Administração Municipal, cada uma das 31 subprefeituras e dos 96 distritos.

As 1,5 mil propostas elaboradas pela sociedade civil foram coletadas no processo de mobilização do 1º Fórum Nossa São Paulo – Propostas para uma Cidade Justa e Sustentável, que teve plenárias finais realizadas em maio.

As propostas do Movimento, formuladas por meio de debates e consultas em grupos de trabalho, subdividem-se basicamente em dois blocos. O primeiro refere-se ao cumprimento de leis que visam garantir a absoluta transparência da gestão pública municipal e os processos de participação cidadã nas várias instâncias político-administrativas da cidade, assim como aquelas que instituem a prática da consulta popular e dos mecanismos de democracia direta.

O segundo propõe que as prioridades das políticas públicas devem se concentrar na redução das enormes desigualdades sociais e regionais existentes em São Paulo. A própria cidade apresenta bons indicadores em algumas de suas regiões, o que deve servir de referência para que todos os distritos e subprefeituras possam alcançar os mesmos números por meio do estabelecimento de um programa de metas de políticas públicas que objetive a construção de uma cidade justa e sustentável.

Leia a íntegra das propostas do Movimento

Leia a íntegra das 1.500 propostas apresentadas aos candidatos

 

 

 

Compartilhe este artigo