Cerca de 60 dos 1.186 candidatos a vereador em São Paulo compareceram ao encontro promovido pelo Movimento Nossa São Paulo, nesta segunda-feira (25/08). Entre os presentes, 39 candidatos se comprometeram a cumprir a carta-compromisso apresentada pelo Movimento com o objetivo de estimular entre os eleitos uma atuação pautada pela ética e voltada para melhorar a qualidade de vida da população. O encontro aberto ao público e realizado no Sesc Consolação foi organizado pelo GT Cultura do Movimento Nossa São Paulo, o Instituto Pólis e o Instituto Ágora em Defesa do Eleitor e da Democracia.
Para Gilberto de Palma, integrante do Instituto Ágora e do GT Acompanhamento da Câmara do Movimento, a mobilização para firmar com candidatos a vereador um pacto pela ética e a transparência para o próximo mandato é algo bastante inovador. Cabe agora à sociedade civil estar atenta a quem adere e ao compromisso firmado. “A carta que nós lançamos hoje é o contrato de representação [dos candidatos com o eleitor]. A partir dele nós vamos ver, ouvir e acompanhar o mandato dos eleitos.”
Veja vídeos da entrevista com Gilberto de Palma e das falas de abertura do evento
Mesmo após o evento, os candidatos que não estão na lista podem aderir a qualquer momento. A lista com as adesões e o texto da carta-compromisso vão permanecer disponíveis neste portal.
A carta se divide em quatro aspectos relacionados à campanha eleitoral, à transparência de informações durante o mandato e no funcionamento da Câmara e à participação da sociedade no legislativo municipal. Entre os tópicos abordados estão o compromisso de declarar o financiamento da campanha; a fonte de recursos e a forma como cada doador a realiza; a fidelidade partidária; o cumprimento integral do mandato de quatro anos; o esforço em publicar informações sobre recursos gastos com o gabinete e funcionários; a abertura para prestar informações quando solicitado pelas organizações sociais.
O evento contou também com a participação de quatro convidados para expor reflexões sobre o tema "A Cidade e a Cultura Cidadã: a Palavra do Eleitor". Fizeram parte da mesa Danilo Miranda, do Sesc São Paulo, Luiz Roberto Alves, da Universidade Metodista e Universidade São Paulo, Tião Soares, da Fundação Tide Setúbal, e Cida Bento, do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert). A jornalista Mona Dorf fez a mediação.
Veja a íntegra da carta-compromisso
Veja a lista dos candidatos e candidatas que já aderiram à carta-compromisso