MCCE intensifica mobilização para ampliar adesões à lei de combate à corrupção eleitoral

 

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) está promovendo até o dia 7 de setembro A 1ª Mobilização Nacional pela coleta de assinaturas para o projeto de lei de iniciativa popular que pretende barrar a candidatura de políticos em débito com a Justiça. A mobilização faz parte da Campanha Ficha Limpa, iniciada em abril e que já reuniu 200 mil assinaturas para o projeto de lei. São necessárias, no mínimo, 1,3 milhão de assinaturas para que a proposta seja encaminhada ao Congresso Nacional para análise.

Com a realização da 1ª Mobilização Nacional, o MCCE pretende concentrar esforços para aumentar ainda mais o número de adesões e promover o debate na sociedade brasileira sobre a necessidade de impedir a candidatura de políticos em débito com a Justiça. Estão previstas ações e postos de coletas em escolas, universidades, praças públicas e outros locais com grande circulação de pessoas.

Os mais de 200 Comitês 9840 do MCCE no país e outras entidades da sociedade civil, como também as representações estaduais e locais das 37 entidades que integram o MCCE se organizam para atuar na Mobilização.

Em São Paulo, durante a semana, haverá postos de coleta em diversos locais, como igrejas, escolas e na rua. Dia 4 de setembro Chico Whitaker, da Comissão Brasileira de Justiça e Paz, montará uma banca na Avenida Paulista, em frente ao prédio da Gazeta, das 17h às 18h. “Este é um processo de educação política extremamente importante”, diz ele. “A vida pregressa dos candidatos tornou-se debate nacional”. Outro posto, que atende diariamente, fica no salão de beleza Tiffany (Av. Água Fria, 1.769 – bairro da Água Fria). “Não podemos só reclamar dos políticos brasileiros. Temos que cobrar deles um bom exemplo para as próximas gerações”, afirma o proprietário do salão e responsável pela iniciativa no local, José Francisco Merchiorato, que aderiu à Campanha após ouvir a notícia num programa de rádio. Veja endereços dos postos de São Paulo abaixo.

O Projeto de Lei pretende alterar a Lei de Inelegibilidades e tornar inelegíveis as pessoas com condenação em primeira ou única instância por crimes como racismo, homicídio, estupro, tráfico de drogas e desvio de verbas públicas; e no caso dos detentores de foro privilegiado, com denúncia recebida por um tribunal; parlamentares que tenham renunciado para fugir de cassações; pessoas condenadas por compra de votos ou uso eleitoral da máquina administrativa; estender o período que impede a candidatura, que passaria a ser de oito anos.

Além disso o texto do projeto visa tornar mais rápidos os processos judiciais sobre abuso de poder nas eleições, permitindo que as decisões sejam executadas imediatamente, mesmo que ainda caibam recursos.

Mais informações sobre o MCCE, clique aqui

Veja abaixo os endereços dos postos de coleta no Estado:

 

Dia Hora Cidade Local
1 a 7/09 14h às 17h Bertioga Na rua – Av. Anchieta, 1998 (em frente ao Disk Água)
1 a 7/09 14h às 21h Santos Na rua – Av. Ana Costa, 340
2 a 5/09 8h 30 às 17h São Paulo Comissão de Justiça e Paz de São Paulo – Av. Higienópolis, 890 (Higienópolis)
2 a 7/09 Ao longo do dia São Paulo Igreja Nossa Senhora do Sagrado Coração – Av. Renata, 1 (Vila Formosa)
3/09 9h às 14h Guarulhos Na rua – Rua Dom Pedro II – Em frente à Igreja Matriz
3 a 6/09 a partir das 8h São Paulo Tiffany Instituto (cabeleireiro) – Av. Água Fria, 1.769 (Água Fria)
4/09 9h às 17h São Paulo Derdic (Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação) – andar térreo . Espaço Solidário – PUC-SP – Rua Dra. Neyde Aparecida Sollito, 435 (Vila Clementino)
4/09 17h às 18h São Paulo Na rua – Avenida Paulista, em frente ao prédio da Gazeta (Jardim Paulista)
6/09 14h às 16h São Paulo Na rua – Praça Benedito Calixto – O Autor na Praça (Pinheiros)
6/09 8h às 11h São Paulo Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (durante as Jornadas Pastorais) – Av. Nazaré, 993 (Ipiranga)
6/09 10h às 11h São Paulo Centro Pastoral São José – Rua Álvaro Ramos, 366 (Próximo ao Metrô Belém)
7/09 9h às 12h Guarulhos Na rua – Bosque Maia
7/09 9h 30 às 13h Guarujá Na rua – No começo e no final do desfile de 7 de Setembro (que ocorrerá na Av. Santos Dumont), na altura das ruas Oswaldo Cruz e Silvio Fernandes Lopes (este ano o tema do desfile é Voto/Eleições)

 

 

Compartilhe este artigo