O Ministério Público de São Paulo promove nesta terça (9/9), às 10 horas, audiência pública sobre corrupção eleitoral. O procurador-geral de Justiça, Fernando Grella Vieira, fará a abertura do evento. Em seguida, haverá exposição do promotor de Justiça e assessor eleitoral da Procuradoria-Geral, Antonio Carlos da Ponte, sobre as práticas de corrupção eleitoral – especialmente a compra de votos – e as formas como o cidadão pode auxiliar na atuação do promotor de Justiça Eleitoral. Serão abordadas, ainda, questões como improbidade administrativa e crimes contra a administração pública.
Representantes de vários segmentos da Justiça e da sociedade civil, como entidades e organizações não governamentais, foram convidados para a audiência pública, que reunirá sugestões para o aprimoramento do combate à corrupção eleitoral.
Confirmaram presença no evento os procuradores regionais eleitorais de São Paulo Luiz Carlos Santos Gonçalves e Pedro Barbosa Pereira Neto, o presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, deputado Vaz de Lima, a defensora pública Carolina Brambilla Dega, procuradores e promotores de Justiça, e membros do comitê responsável pelo projeto de iniciativa popular que resultou na lei nº 9840, que pune a compra de votos.
A audiência pública será realizada no Auditório Queiroz Filho, no edifício-sede do Ministério Público, na rua Riachuelo, nº 115, Centro, São Paulo. O evento é aberto ao público, que poderá fazer inscrição prévia pelos telefones (11)3119-9794 e 3119-9958.