Cerca de 40 organizações formaram o Movimento Nossa Santos – Sempre Ética, na cidade do litoral paulista. O objetivo é promover o desenvolvimento sustentável em Santos e comprometer a sociedade civil e os próximos prefeitos com um programa de metas para a cidade. Com essa finalidade, as entidades pretendem conseguir apoio para aprovar uma Emenda à Lei Orgânica do Município que determine aos prefeitos a apresentação de um plano de governo com metas para cada uma das áreas administrativas do poder Executivo.
O programa de metas deve seguir diretrizes básicas pré-estabelecidas pela sociedade civil organizada, considerando a redução das desigualdades, a melhoria da qualidade de vida para todos e a universalização do atendimento e dos serviços públicos. Além disso, o prefeito terá que prestar contas à população sobre o cumprimento do plano. A iniciativa é inspirada no Movimento Nossa São Paulo, que também conseguiu a aprovação da emenda à Lei Orgânica, que institui o Programa de Metas na Câmara Municipal em fevereiro deste ano.
A rede em Santos é liderada pelas seguintes entidades: Associação Comunidade de Mãos Dadas (ACMD), Diocese de Santos, Fórum da Cidadania/CONCIDADANIA, Ordem dos Advogados do Brasil – OAB (Subseção de Santos), Rotary Club de Santos e Universidade Católica de Santos (Unisantos).
Para conseguir novas adesões ao Movimento, o grupo de organizações realizou um café da manhã no dia 8 de agosto. Veja a seguir algumas declarações de integrantes do Movimento:
“Esse projeto faz com que a sociedade civil organizada saia da zona de conforto e se coloque em movimento. Ter indicadores e metas é fundamental para melhor atuar, pois as transformações sociais precisam acontecer nas cidades”.
Eduardo Vianna Júnior – Presidente do Conselho Deliberativo da ACMD
“Essa iniciativa tem importância porque é, ao mesmo tempo, simples e eficaz. Com isso, podemos ver com mais clareza, como o governo está agindo em determinados pontos”.
Francisco Surian – Representante da Diocese de Santos
“A cidadania precisa ser ativa, organizada e participativa. O Movimento Nossa Santos é uma forma de aperfeiçoar o sistema democrático. Com essa iniciativa não pretendemos engessar o governo. O prefeito é quem vai estabelecer as metas. Mais nada impede que a sociedade civil dê suas contribuições e possa fiscalizar aquilo que foi estabelecido”.
Célio Nori – Coordenador Geral do Fórum da Cidadania/CONCIDADANIA
“É muito angustiante para a sociedade saber que há coisas erradas no que diz respeito a gestão pública e não saber como interferir. O Movimento Nossa Santos oferece a sociedade civil uma maneira ao mesmo tempo forte e respeitosa para atuar nessas questões”.
Claudio dos Santos – Professor de Sociologia e Pró-Reitor Comunitário da UniSantos