São Luís, capital do Maranhão, acaba de ganhar um Observatório Social, um banco de dados digital que vai divulgar os indicadores de qualidade de vida da cidade. A proposta é tornar visível para a sociedade informações sobre os nove temas abordados – educação, saúde, dinâmica urbana, dinâmica econômica, assistência social, cultura, acesso à justiça, segurança e gestão pública – para que a população possa exigir mais qualidade nos serviços prestados pela administração pública. A iniciativa é do Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE-MA), Fundação Avina e Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar).
Os organizadores do Observatório Social estão produzindo a série histórica de dados sobre cada um dos indicadores, que serão lançados em breve no site www.nossasaoluis.org.br, ainda em fase de construção.
“O Observatório Social de São Luís é uma iniciativa que visa mobilizar a população para acompanhar a evolução da qualidade de vida na cidade”, explica a gestora do ICE-MA, Deborah Baesse.
O lançamento do observatório ocorreu na manhã do dia 10, na mesma semana em que a cidade completou 396 anos de existência. O evento reuniu representantes de empresas, organizações sociais, sociedade civil e candidatos à prefeitura da cidade. Passado o lançamento, os integrantes buscam mais adesões entre organizações da sociedade civil e instituições.