Uma plenária com cerca de 800 pessoas marcou o lançamento do Movimento Nossa Teresópolis, na cidade serrana do Rio de Janeiro. Estiveram presentes lideranças religiosas, representantes do setor empresarial, de entidades de classe no segmento rural e de saúde, de associações de bairro e dos três poderes municipais.
Quatro organizações iniciam como fundadoras o movimento de cunho apartidário e inter-religioso: Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Comercial Industrial e Agrícola de Teresópolis (Aciat), Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) e Sebrae-RJ. De acordo com os fundadores, o Nossa Teresópolis está aberto à adesão de outras organizações que tenham afinidade com os princípios e objetivos do movimento.
Inspirado em outras iniciativas similares como o Movimento Nossa São Paulo e Rio Como Vamos, a proposta é produzir ações coordenadas da sociedade civil com o poder público para que o município, hoje com 150 mil habitantes, tenha um desenvolvimento sustentável.
No evento de lançamento foram divulgados indicadores sobre a cidade nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, habitação, emprego e renda e segurança. Segundo a secretária-executiva do Nossa Teresópolis, Rita Telles, o objetivo é formar um banco de dados para estimular a reflexão na população “sobre o que a cidade precisa, o que é bom para Teresópolis”.
As próximas áreas temáticas que vão compor os banco de indicadores serão esportes, finanças públicas, inclusão digital e democracia participativa.
Visite o site http://www.nossateresopolis.org.br