Interdependência entre São Paulo e Amazônia é tema de seminário

 

São Paulo, o maior centro consumidor e distribuidor de produtos da Amazônia, vai sediar nos dias 14 e 15 de outubro, o seminário “Conexões Sustentáveis: São Paulo – Amazônia”. Como o título do evento sugere, o objetivo é chamar a atenção da população, empresas e poder público para a responsabilidade que todos os setores da sociedade paulistana têm com relação à preservação e valorização da floresta, comunidades locais, produtos e serviços. Responsabilidade não somente porque a Amazônia representa um patrimônio em recursos naturais para o Brasil e a humanidade, mas porque está diretamente ligada à qualidade de vida na cidade de São Paulo.

A iniciativa é do Movimento Nossa São Paulo e do Fórum Amazônia Sustentável – duas redes formadas por organizações da sociedade civil, movimentos sociais e empresas. O seminário será realizado no Auditório do Espaço Promon, na Avenida Juscelino Kubitschek,1830, Vila Nova Conceição.

Os dois dias do evento vão reunir dezenas de lideranças locais e nacionais para debater as relações de interdependência entre São Paulo e a Amazônia. A programação prevê a divulgação de estudos inéditos sobre os lucros e vantagens econômicas geradas com a destruição da biodiversidade e com o desmatamento, além de propostas e iniciativas inovadoras de grupos e comunidades amazônicas que têm promovido a sustentabilidade na região.

Também serão estabelecidos pactos e compromissos setoriais pela produção, uso, distribuição, comercialização e consumo sustentáveis com relação ao setor financeiro, à pecuária bovina, à produção de soja e à extração de madeira da Amazônia. Por fim, será apresentado aos candidatos ao segundo turno das eleições municipais de São Paulo um termo de compromisso para políticas e compras públicas que promovam o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Estudos comprovam que a floresta amazônica é responsável pelo regime de chuvas que ocorre em São Paulo, fundamental para a agricultura, a manutenção das fontes de água potável e o equilíbrio ambiental. O cientista Antônio Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), observa que cada árvore de grande porte na floresta chega a evaporar 300 litros de água por dia (totalizando 20 bilhões de toneladas diárias de vapor) e que a energia do sol consumida para a evaporação em apenas um dia é equivalente à produção de eletricidade de 50 mil usinas de Itaipu.

As inscrições para o seminário são gratuitas e as vagas limitadas. Informações pelo telefone: 3897-2422. Para fazer sua inscrição, clique aqui

Serviço:
Seminário Conexões Sustentáveis: São Paulo – Amazônia
Data: 14 e 15 de outubro de 2008
Local: Auditório do Espaço Promon – Avenida Juscelino Kubitschek,1830, Vila Nova Conceição

Veja a programação

Compartilhe este artigo