Candidatos ao segundo turno em São Paulo se comprometem com propostas do Movimento

 

O candidato a prefeito Gilberto Kassab (DEM) se comprometeu em cumprir as dez propostas do Movimento Nossa São Paulo para a próxima gestão, caso seja reeleito. A candidata Marta Suplicy (PT) que concorre junto com Kassab no segundo turno das eleições, em 26 de outubro, também se comprometeu com as dez propostas em resposta enviada por correio eletrônico.

O documento com as propostas foi entregue a oito dos 11 candidatos ao primeiro turno em evento no dia 21 de julho, a fim de contribuir com a elaboração dos programas de governo para o próximo mandato, que se iniciará em 2009. 

No dia 11 de agosto, o Movimento solicitou aos concorrentes ao Executivo municipal para que informassem com quais das propostas para o próximo mandato se comprometeriam, caso fossem eleitos.  Foi informado a eles que a partir do dia 25 de agosto seriam noticiadas as respostas no portal do Movimento, o que começou a ocorrer na seção Eleições 2008.
 
 As propostas do Movimento, formuladas por meio de debates e consultas em grupos de trabalho, subdividem-se basicamente em dois blocos. O primeiro refere-se ao cumprimento de leis que visam garantir a absoluta transparência da gestão pública municipal e os processos de participação cidadã nas várias instâncias político-administrativas da cidade, assim como aquelas que instituem a prática da consulta popular e dos mecanismos de democracia direta.

O segundo propõe que as prioridades das políticas públicas devem se concentrar na redução das enormes desigualdades sociais e regionais existentes em São Paulo. A própria cidade apresenta bons indicadores em algumas de suas regiões, o que deve servir de referência para que todos os distritos e subprefeituras possam alcançar os mesmos números por meio do estabelecimento de um programa de metas de políticas públicas que objetive a construção de uma cidade justa e sustentável.

De acordo com a emenda 30 da Lei Orgânica do Município, aprovada em fevereiro deste ano por mobilização do Movimento Nossa São Paulo, o próximo prefeito terá que apresentar um programa de metas em até 90 dias após a posse, com metas quantitativas e qualitativas por distritos e para cada área da administração municipal.

 

 

Compartilhe este artigo