Taxa de renovação do Legislativo municipal é de 29,09%

 

Apurados os votos, um dos dados que emerge da eleição para vereadores da cidade de São Paulo é o reduzido número de eleitos que não fazem parte da atual legislatura: apenas 16 dos 55 parlamentares. A taxa de renovação da Câmara será de 29, 09%.

O número de vereadores estreantes no domingo (5/10) é ainda menor, considerando que Ítalo Cardoso (PT) e Marcos Cintra (PR) estão retornando ao Palácio Anchieta – sede do Legislativo paulistano –, onde já exerceram mandatos em períodos anteriores.

Veja a lista dos novos vereadores eleitos

Outro dado a considerar é que três vereadores da atual legislatura – Soninha (PPS), que concorreu à Prefeitura, Edivaldo Estima (PPS) e Mario Dias (DEM) – não foram candidatos à reeleição. Dos 52 parlamentares que disputaram o pleito, 39 obtiveram êxito, o que representa uma taxa de 75%.

Veja lista de vereadores reeleitos

Veja alista dos vereadores que não conseguiram se reeleger

Os seis mais antigos – Jooji Hato (PMDB), Wadih Mutran (PP), Gilson Barreto (PSDB), Toninho Paiva (PR), Arselino Tatto (PT) e Roberto Tripoli (PV) – ocupam uma cadeira na casa há quatro legislaturas ou mais e acabam de ganhar dos eleitores mais um mandato.


Dez entre os eleitos assinaram carta-compromisso

Entre os vereadores eleitos, 10 assinaram a carta-compromisso apresentada pelo Movimento Nossa São Paulo aos candidatos à Câmara Municipal. O documento contém uma série de propostas destinadas a aperfeiçoar o processo eleitoral, ampliar a participação da sociedade no Legislativo paulistano e estimular uma atuação focada na melhoria da qualidade de vida da população, pautando-se pela ética e transparência.

Veja a lista dos vereadores eleitos que aderiram à carta-compromisso

Mais notícias da Câmara

Compartilhe este artigo