O Movimento Nossa Ilha Mais Bela divulgou, no sábado (18/10), os resultados da segunda pesquisa Ibope de percepção cidadã. O levantamento mostrou que 91% dos moradores consideram a cidade um ótimo ou bom lugar para viver – um aumento de 5 pontos percentuais em relação à pesquisa de 2007. O saneamento básico deficiente foi apontado como o problema estrutural mais grave da cidade (50% dos entrevistados), seguido por saúde (42%) e drogas (27%).
O levantamento ouviu 406 moradores, de norte a sul de Ilhabela, a fim de avaliar a evolução dos principais indicadores de qualidade de vida, como saúde, educação, segurança, saneamento básico, lixo e funcionamento da balsa, entre outros. A pesquisa também apontou a confiança da população em diferentes instituições, como os prestadores de serviços públicos, Prefeitura, polícias, Dersa, Câmara de Vereadores e demais órgãos que prestam serviços à cidade. Foi avaliada ainda a disposição da população para acompanhar a gestão pública do município. A margem de erro é de cinco pontos percentuais, para mais ou para menos.
A pesquisa teve como objetivo saber como os moradores percebem a cidade e o que desejam para a melhoria da qualidade de vida em Ilhabela, além de gerar um comparativo com os dados colhidos no ano passado, que permitirá o acompanhamento da evolução desses indicadores.
Os resultados do levantamento ajudarão a compor a base de indicadores do movimento, que tem por objetivo construir e se comprometer com um plano de metas capaz de orientar a sociedade civil organizada, em parceria com governos e outras instituições, para articular e promover ações que garantam um futuro melhor para Ilhabela.
O movimento acredita que a avaliação da qualidade dos serviços públicos prestados por meio de indicadores de desempenho oferece um instrumento objetivo, que dá transparência à gestão pública, esclarecendo aos cidadãos o que está sendo feito com o dinheiro público. Permite também acompanhar a evolução dos resultados e fiscalizar a execução das metas previstas no Plano de Governo.
Principais conclusões da pesquisa Ibope:
- Continuam bastante presentes o sentimento de morar num lugar privilegiado e a forte identificação com o local.
- Por outro lado, a população revela um tom mais crítico quanto ao desenvolvimento da cidade e aos serviços oferecidos pelo poder público .
- O saneamento básico deficiente continua sendo apontado como o problema estrutural mais grave de Ilhabela (50%), seguido no campo social por saúde (42’%) e drogas (27%).
- Positivamente, há queda na percepção do desemprego como uma questão problemática na cidade, apoiada na expectativa de que este tende a diminuir nos próximos meses.
- A importância da atividade turística de Ilhabela é reforçada por seus moradores (9 em cada 10 acreditam que traz benefícios), considerada sua principal vocação econômica. Neste sentido, as medidas que podem impactar no fluxo de turistas na cidade dividem opiniões.
- Com relação à imagem das instituições, há queda na confiança atribuída pela população à maioria delas, sendo que Prefeitura e Câmara Municipal continuam com os menores índices.
- O destaque negativo refere-se à DERSA/ Balsa que, além de apresentar piora no índice de confiança (25 pontos percentuais abaixo de 2007) e na nota atribuída a seus serviços (de 3,8 para 2,5), aparece como uma das áreas mais problemáticas de Ilhabela.