Campanha pretende conscientizar sobre descarte de lixo eletrônico

 

Fazer com que a população assuma atitudes conscientes e responsáveis sobre os resíduos tecnológicos é o objetivo do “ Mutirão do Lixo Eletrônico. Recicle. Não descarte essa idéia”, programado pela Secretária Estadual do Meio Ambiente para a próxima quinta-feira (30/10), em todo o Estado de São Paulo. Ações simultâneas vão acontecer nas cidades paulistas, com a participação da sociedade em atividades de conscientização e educação ambiental.

Em todo os Estado, mais de 300 prefeituras de todo vão receber urnas para a coleta do lixo eletrônico, e empresas de diversos segmentos vão atuar como parceiras no Mutirão, coletando o e-lixo, incentivando e divulgando a ação aos seus funcionários.

Na capital paulista, a partir das 11h30 desta quarta, a secretaria distribui mais de 5 mil mini coletores de lixo eletrônico na estação da Sé do metrô. E no dia 30, haverá urnas nas estações do metrô, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), nos terminais de ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), além de 100 postos de coleta, localizados na rede de supermercados Carrefour, em parques do Estado, Secretarias Estaduais, subprefeituras e empresas.

Veja os locais de coleta

O Mutirão vai abordar a questão da reciclagem, já que muitas substâncias contidas em um equipamento eletrônico podem vir a ser reutilizadas, em vez de descartadas. De um quilo de celular, por exemplo, pode-se reaproveitar de 100 a 150 miligramas de ouro, 400 a 600 mg de prata, 20 a 30 mg de paládio, 100 a 130 gramas (g) de cobre e 200g de plástico. Ou seja, o e-lixo também pode significar fonte de renda associada à preservação ambiental. O Brasil já superou a marca dos 130 milhões de celulares no país e os computadores passaram a casa dos 30 milhões e são substituídos cada vez mais rápidos por máquinas mais modernas.

Mais informações sobre o mutirão

Alguns dados sobre o E-Lixo:

  • No lixo eletrônico é possível encontrar substâncias tóxicas como chumbo, cádmio, arsênio e mercúrio (Fonte: SBPC);
    Todos os anos são gerados 50 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos no planeta (Fonte: CDI);
  • Um celular tem um tempo médio de vida de 18 meses (Fonte: Vivo);
  • O Brasil já possui 138 milhões de celulares. São 72 aparelhos para cada 100 habitantes. (Fonte: Anatel);
  • A cada segundo, 23 celulares são fabricados no mundo. (Fonte: Motorola);
  • Um chip eletrônico exige 72 gramas de substâncias químicas e 32 litros de água para ser produzido. (Fonte: CDI);
  • A cada quatro anos, as empresas substituem os seus computadores. Nos domicílios, levam-se cinco anos para trocarem esta máquina (Fonte: Abinee);
  • Estima-se que 40% das pilhas comuns vendidas no Brasil sejam falsificadas. (Fonte: Abinee).
  •  

    Compartilhe este artigo