Cultura terá orçamento de R$ 313 milhões

 

 

Foto: Airton Goes
Foto: Airton Goes

 

A secretaria municipal de Cultura terá para o próximo ano recursos no valor de R$ 313 milhões, e, de acordo com o titular da pasta, Carlos Augusto Calil, estão previstas várias obras no centro da cidade. Entre os projetos programados estão a reforma do Teatro Municipal, a restauração de dois prédios históricos e do Cinema Art Palácio e a construção da Escola de Circo Piolin (no Largo do Paissandu).

As informações foram prestadas na segunda parte da audiência pública realizada nesta quarta-feira (5/10) na Câmara Municipal de São Paulo, sobre a proposta de orçamento destinada às pastas do Verde e Meio Ambiente e Cultura.

De acordo com Calil, um dos prédios a ser restaurado será o edifício Sampaio Moreira, situado na Rua Líbero Badaró, que após a finalização da obra abrigará a nova sede da Secretaria de Cultura.
O secretário relatou ainda que a prefeitura pretende construir novos equipamentos na periferia, entre os quais um Centro de Formação Cultural no M’ Boi Mirim e uma Biblioteca-Parque na Cidade Tiradentes.

Após a exposição do representante do Executivo, diversos integrantes de organizações da sociedade ligados à área expressaram preocupação em relação à atual situação das Casas de Cultura. “Temos só dois programas da secretaria, mas isso não ocupa nem 10% da nossas atividades. Não temos nenhum técnico, o que inclui técnico de som. As subprefeituras não estão preparadas para lidar com a questão cultural. Isso não pode continuar assim”, criticou Luiz Claudio, que trabalha na Casa de Cultura do M´Boi Mirim, na Zona Sul.

O secretário concordou com os reclamantes. “Inicialmente, acreditei na possibilidade de descentralização – a transferência dos equipamentos de cultura para as subprefeituras – feita na gestão anterior. Porém na Cultura não funcionou”, argumentou.

Calil afirmou que, assim como ocorreu com os teatros distritais e as bibliotecas, as Casas de Cultura também deverão voltar para o controle de sua pasta. “Conto com os vereadores para ter recursos para fazer isso.”

REPORTAGEM: AIRTON GOES airton@isps.org.br

Outras notícias da Câmara

 

 

Compartilhe este artigo