Foto: Tatiana Cardeal
|
Foto: Márcia Alves
|
Para encerrar o evento sobre qualidade de vida e mobilidade urbana, na segunda-feira (22/9), após a apresentação das propostas dos candidatos à Prefeitura de São Paulo sobre o tema, houve um ato público pelo diesel mais limpo. O evento realizado no Sesc Consolação foi organizado pelo Movimento Nossa São Paulo.
No ato público, o coordenador do Laboratório de Poluição Atmosférica da Faculdade de Medicina da USP Paulo Saldiva fez um apelo aos candidatos para que considerem a economia em gastos públicos quando se investe na despoluição do ar. “Para cada real que investirem em abatimento da poluição do ar, a cidade vai ganhar 8 reais no ano seguinte”, enfatizou.
Em seguida, o médico leu o “Manifesto pela Vida e pela Saúde Pública”, distribuído no início do evento às mais de 300 pessoas que estavam presentes na platéia. A proposta do manifesto é alertar a população sobre a importância de ser cumprida a resolução 315/2002 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que prevê a comercialização em todo o País do diesel com dez vezes menos enxofre do que o vendido atualmente na capital, a partir de janeiro de 2009. Atualmente a concentração do enxofre nas grandes cidades é de 500 partículas por milhão e no interior de 2.000.
O diretor de políticas públicas do Greenpeace, Sérgio Leitão, também subiu ao palco para reforçar o recado de que é necessária a pressão da sociedade para que a resolução do Conama seja cumprida em janeiro do ano que vem.
Leitão também observou que, pela primeira vez, os candidatos incorporaram nos seus discursos de campanha e planos de governo a questão ambiental. “Estão de parabéns”, disse aos candidatos.
Assista aos vídeos do ato público