THIAGO FARIA
da Folha Online
A meta brasileira de reduzir, até 2009, a quantidade de partículas de enxofre no diesel utilizado nos veículos de todo o país não será cumprida por conta de "corpo mole", afirmou nesta segunda-feira o ministro Carlos Minc (Meio Ambiente). O ministro participa na tarde desta segunda-feira da sabatina da Folha, que acontece no Teatro Folha (shopping Pátio Higienópolis, av. Higienópolis, 618, 2º piso, São Paulo).
Minc afirmou que a culpa não pode ser atribuída apenas à Petrobras, principal fornecedora do diesel disponível atualmente no país, mas aos diversos envolvidos no processo, como fabricantes de motores. "Houve corpo mole generalizado e estamos agora aos 44 do segundo tempo", afirmou o ministro.
Segundo ele, é "fisicamente impossível" fazer a redução em todo o país, devendo-se priorizar grandes metrópoles, mas que as negociações deverão ser feitas pelo Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente). "A única solução é estabelecer o que é possível fazer ate o inicio de 2009 nas grandes metrópoles".
Como compensação, Minc afirma que a proposta é antecipar metas de redução progressivas previstas para acontecer em prazos mais longos, como em 2013. "Neste caso, devemos antecipara para 2011."
Durante a sabatina, o ministro responde a perguntas dos entrevistadores e da platéia. Minc é sabatinado por quatro jornalistas da Folha: o editor de Ciência, Claudio Angelo, o editor de Dinheiro, Sérgio Malbergier, a repórter especial Marta Salomon e o repórter Ricardo Bonalume Neto.
Saiba mais sobre a campanha "Quero diesel limpo"
Outros sabatinados
Desde 2005, a Folha já promoveu 33 sabatinas, nas quais foram entrevistadas personalidades como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente José Alencar, o governador José Serra, o ator Paulo Autran (morto no ano passado), o escritor indiano Salman Rushdie e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Minc é o quarto entrevistado no ciclo de sabatinas da Folha neste ano. Antes dele, foram sabatinados o ministro da Educação, Fernando Haddad, o deputado federal (PSB-CE) Ciro Gomes e o psicanalista Contardo Calligaris.
Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados.