Metade dos veículos a diesel de SP é reprovada

 

Fonte: Publimetro

1/4 não passa nem no teste visual no 1º mês da inspeção veicular

QUASE METADE dos veículos a diesel que fizeram inspeção veicular na cidade de São Paulo foi reprovada. Segundo balanço do primeiro mês do programa (maio), apenas 52,35% dos carros, ônibus e caminhões vistoriados ganharam selo de que seguem as normas antipoluição.

E a situação é preocupante: quase 25% dos motores foram barrados ainda na inspeção visual – nem precisaram passar pelos aparelhos eletrônicos para serem rejeitados pelos fiscais.

As principais falhas, segundo a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, foram vazamento de óleo e fumaça azul, provocada pela queima do diesel com óleo.

Já outros 23,29% acabaram barrados pelas máquinas.

Foram reprovados por emitirem muito material particulado. Ou seja: ajudam a agravar a poluição do ar na cidade e problemas de saúde que disso decorrem.

Rejeitados e reprovados têm um mês para fazer as melhorias exigidas e passar por novo exame, gratuito.

Quem burlar a inspeção terá o licenciamento bloqueado e pode ser multado em R$ 550. Por enquanto a medida vale, basicamente, para os motores a diesel (leia mais em texto nesta página).

Os dados também indicam baixa procura pe la inspeção. A secretaria esperava que 2.720 veículos com final de placa 1 fossem avaliados (de um total de 13.600). Mas só se inscreveram 524.

A inspeção segue calendário segundo o final da placa e a data de licenciamento.
Saiba mais: www.controlar.com.br.
ROBERTO PELLIM

13.600

Veículos a diesel com final de placa 1 têm até 29 de julho para fazer a inspeção veícular.

Para os carros

Automóveis e outros veículos a gasolina, álcool e gás só terão vistoria obrigatória em 2009. Mas quem foi flagrado por radares nas ruas emitindo poluentes em excesso será convocado neste ano, a partir de julho. O equipamento tira uma “radiografia colorida” da fumaça liberada
para avaliar a poluição. RP

 

 

Compartilhe este artigo