A emissora de TV MTV Brasil está veiculando uma campanha para conscientizar o público jovem sobre a poluição no óleo diesel. A vinheta com duração de um minuto foi idealizada pela equipe da MTV pública, que realiza campanhas e serviços de utilidade pública na emissora.
A equipe da MTV Pública se inspirou na mobilização feita pelo Movimento Nossa São Paulo, em conjunto com entidades governamentais e não-governamentais, para tornar mais limpo o diesel comercializado no Brasil.
O objetivo das organizações é que a Petrobras cumpra uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) que impõe um limite do teor de enxofre no diesel distribuído no Brasil a 50 partes por milhão (ppmS), a partir de janeiro de 2009. A proporção hoje é de 500 ppmS nas regiões metropolitanas e de 2000 ppmS no interior. O enxofre é cancerígeno e responsável pela morte de 3 mil pessoas por ano na capital paulista, conforme estudos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
Para ver a vinheta da MTV, clique aqui.