Redução do enxofre no diesel é tema de debate na Conferência Internacional do Ethos

Arte gráfica: Tatiana Cardeal
A polêmica em torno da redução do teor de enxofre no diesel comercializado no País será um dos destaques da Conferência Internacional do Instituto Ethos, que começou ontem (27/05) e segue até a próxima sexta-feira (30), em São Paulo. O Movimento Nossa São Paulo é um dos parceiros realizadores do evento.

A mesa-redonda “Desafio Intersetorial para a Gestão Sustentável das Emissões” ocorre nesta quinta-feira (29), às 17h30, e terá como foco o cumprimento da resolução 315/2002 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que impõe um limite do teor de enxofre no diesel distribuído no Brasil a 50 partes por milhão (ppm S), a partir de janeiro de 2009. A proporção hoje é de 500 ppm S nas regiões metropolitanas e de 2000 ppm S no interior. O enxofre é cancerígeno e responsável pela morte de 3 mil pessoas por ano na capital paulista, conforme estudos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

A Petrobras, uma das patrocinadoras do evento, participará do debate. No final do ano passado, a estatal anunciou que colocaria à venda até janeiro de 2009 o diesel mais limpo, conforme determina a lei. Porém, condicionou a venda à fabricação de veículos com motores adaptados, os chamados Euro IV. Estudos do Ministério da Indústria e Desenvolvimento comprovam os benefícios da utilização do diesel com 50 ppm S mesmo em veículos antigos. A expectativa é que a Petrobras cumpra a resolução do Conama incondicionalmente.

Os debatedores confirmados da mesa são: Eduardo Jorge, Secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo; Frederico Kremer, gerente de soluções comerciais da área de abastecimento da Petrobras e Paulo Hilário Nascimento Saldiva, professor titular do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP; Oded Grajew, do Movimento Nossa São Paulo. A mesa-redonda é fechada para os participantes inscritos na conferência.

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