Número representa menos de 10% do total de municípios
ARIEL KOSTMAN
ariel.kostman@metrojornal.com.br
MENOS DE 10% DOS 645 municípios do Estado de São Paulo receberam o selo verde em avaliação realizada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
A partir da avaliação de setores como esgoto tratado, lixo, arborização, uso da água e poluição do ar, a secretaria estabeleceu um ranking ambiental do Estado. Foram avaliadas 332 cidades.
Cada município foi classificado com uma nota, que variou de zero a 100. Apenas 44, todos do interior, obtiveram médias acima de 80, o suficiente para receber o certificado de “Município Verde”.
Segundo o ranking, Santa Fé do Sul tem a melhor qualidade ambiental do Estado.
A seguir aparecem Angatuba e Gabriel Monteiro. O município com a mais baixa qualidade ambiental é Rincão. O segundo pior foi Potim (veja quadro abaixo).
A cidade de São Paulo obteve uma classificação intermediária: ficou em 1000 lugar, com nota 63,66. As cidades do litoral do Estado não foram bem avaliadas. Nenhuma delas recebeu o certificado.
Rodrigo Veloso, um dos técnicos responsáveis pela elaboração do ranking diz que o número de cidades com boa qualidade ambiental foi maior do que o esperado pela secretaria.
“Foi uma surpresa agradável. Esperávamos que no máximo 20 municípios receberiam o certificado verde”, disse Veloso. METRO