O Brasil está em 66º lugar em uma relação que leva em conta o nível de enxofre no diesel utilizado na frota dos países, de acordo com levantamento do International Fuel Quality Center (IFQC). No Brasil, o diesel tem 500 partículas por milhão (ppm) de enxofre nas áreas urbanas e 2.000 ppm no interior, que corresponde a 75% do país.
O levantamento foi divulgado em maio deste ano. Em primeiro lugar na lista está a Suécia, seguida por Alemanha, Japão e Finlândia respectivamente colocados entre o segundo e o quarto lugares, e que têm concentração máxima de 10 ppm. Entre os países considerados emergentes, o Brasil está atrás da Índia (51º) e da China (63º). Na América Latina, perde para o Chile (47º), o México (43º) e a Costa Rica (59º).
A entidade também divulgou um mapa, no qual fica bem visível a divisão entre os países que têm um diesel menos nocivo à saúde da população e os que ainda precisam avançar para reduzir os índices de enxofre no combustível.
Estudos da faculdade de medicina da USP dizem que nas principais regiões metropolitanas do Brasil a poluição causada pelo diesel é responsável pela morte de cerca de 10 mil pessoas por ano, e a redução de um ano e meio na estimativa de vida do paulistano.
Veja a lista e o mapa feita pelo International Fuel Quality Center
Limites de Enxofre no Diesel
Fonte: International Fuel Quality Center (IFQC)
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