“A cada 6 horas, uma pessoa morre no trânsito da capital” – Destak Jornal

 

Até agosto, foram atropelados 455 pedestres, quase metade do total de vítimas deste ano. Em média, por mês, há 116 casos fatais nas vias; por dia, são cerca de dois atropelamentos.

Entre janeiro e agosto, 926 pessoas perderam a vida no trânsito da capital. Em média, houve quatro mortes por dia, ou uma a cada 6 horas. Só os atropelamentos foram responsáveis por 49% das ocorrências, vitimando 455 pedestres.

Segundo levantamento divulgado ontem pela Secretaria Municipal dos Transportes, passageiros e motoristas dos veículos vêm em seguida, com 32% das mortes. Os motociclistas aparecem em terceiro lugar (19%).

A pasta anunciou que quer reduzir o número de vítimas no trânsito. Para isso, divulgará ações de conscientização. Nós próximos dias, exibirá campanha de TV e rádio voltada a motoristas e pedestres, com mensagens como "nunca pare sobre a faixa" e "não caminhe na pista".

Além disso, estão previstas obras de melhorias nos corredores com o maior número de atropelamentos, como a estrada do M’Boi Mirim, na zona sul, onde 87 pessoas foram atropeladas em 2007. Pintura de faixas e reforço na iluminação de locais de travessia estão entre as ações.

Atropelamentos

Com relação aos atropelamentos, a cidade registrou 1,13 ocorrência por 10 mil veículos, taxa bem acima da registrada nos Estados Unidos, onde a média é de 0,26 caso. No Brasil, há 4,1 atropelamentos por 10 mil veículos.

Nas dez vias da capital com o maior número de atropelamentos em 2007, houve 684 casos. Em todo o ano, foram 691 atropelamentos.


Estado dá desconto de até 75% na multa de IPVA vencido

O governo do Estado publicou ontem decreto que regulamenta a renegociação de dívidas de IPVA anteriores a 2007. No pagamento em parcela única, haverá redução de 75% da multa e de 60% dos juros de mora. Para o parcelamento, será oferecido desconto de 50% da multa e de 40% dos juros.

Mais de 1,5 milhão de contribuintes podem ser beneficiados. Não há limite de número de parcelas, mas o valor mínimo mensal é de R$ 100, para pessoas físicas, e de R$ 500, para empresas. A adesão pode ser feita até o dia 31 de março pelo site www.ppd.sp.gov.br ou por meio do pagamento dos boletos que serão enviados ao contribuinte.

Para quitação em até 12 vezes, são aplicados juros de 1% ao mês. Em até 120 parcelas, é utilizada a Selic. Acima de 120 vezes, é exigida garantia hipotecária ou bancária.

Lei seca: 15 motoristas perdem carta

Desde junho, 15 motoristas perderam a carteira de habilitação por causa da lei seca na capital. Eles foram flagrados dirigindo após consumir álcool. As cartas foram suspensas por um ano. Os motoristas devem passar por cursos de direção segura.

Atualmente, há cerca de 300 procedimentos administrativos contra os motoristas que são flagrados alcoolizados na cidade. O julgamento deles ocorre somente depois da apresentação da defesa.

Flagra

Um caminhoneiro foi flagrado na madrugada de ontem dirigindo alcoolizado em uma blitz da PM na marginal Pinheiros. No total, 16 motoristas de caminhão foram abordados na fiscalização, que começou à 1h e durou cerca de duas horas e meia. O motorista alcoolizado foi multado.

Seis faixas da via foram interditadas para que a polícia pudesse parar os veículos.

Relógio de rua terá dados de lentidão

Os 333 relógios de rua da cidade vão passar a mostrar orientações sobre o trânsito. A exigência constará da licitação que a prefeitura abrirá para o uso desses equipamentos. Eles também terão câmeras embutidas. As imagens serão usadas pelos órgãos de segurança e trânsito. Hoje, os relógios mostram a hora e a temperatura. Além disso, têm peças publicitárias afixadas pela empresa que os administra. Os novos modelos terão de ser instalados pelo vencedor da licitação. Qualidade do ar e pontos de alagamento também poderão ser exibidos.

Veja também indicadores do Observatório Cidadão Nossa São Paulo sobre mortes no trânsito

Compartilhe este artigo