Em uma reunião com organizações sociais e lideranças comunitárias, nesta quarta-feira (11/12), foi criado o Nossa Perus Anhanguera, um núcleo regional do Movimento Nossa São Paulo com base nos dois distritos da Zona Norte da capital paulista.
O núcleo conta com a participação de 15 organizações, a maior parte de Perus, entre elas o Fórum de Desenvolvimento Local Perus e Anhanguera, a associação comercial, associações de moradores, movimentos de moradia e educação e lideranças comunitárias.
“O foco da gente é fazer um debate com a comunidade para ver onde é que podemos desenvolver os bairros para gerar emprego e renda”, explica Mário Bartoto, da coordenação do Fórum de Desenvolvimento Local Perus e Anhanguera.
De acordo com informações da Fundação Seade divulgadas no Observatório Cidadão Nossa São Paulo, 62% dos 153.768 moradores dos distritos de Perus e Anhanguera têm mais de 20 anos, o que revela a demanda por postos de trabalho. A subprefeitura de Perus, onde se situam os dois distritos, é a segunda em São Paulo com o menor percentual de empregos em relação ao total da cidade, com 0,16%, segundo dados do Observatório. https://www.nossasaopaulo.org.br/observatorio/analises.php?tema=11&indicador=52&ano=2004®iao=0#info
Outros indicadores demonstram os desafios que a subprefeitura e a população local precisa enfrentar. Perus tem o maior percentual de residências em favelas (35,67) e também é campeã em número de mortes de jovens do sexo masculino, de 15 a 29 anos. Além disso, está entre as subprefeituras com zero número de leitos hospitalares.