Foto: Airton Goes
Pelo terceiro ano consecutivo, o vereador Antonio Carlos Rodrigues (PR) foi reconduzido pelos seus pares ao cargo de presidente da Câmara Municipal de São Paulo. A escolha, que já havia sido acordada entre líderes partidários, foi referendada em votação realizada nesta quinta-feira (1º/1).
O acordo, negociado e firmado no final da legislatura passada, garantiu eleições sem disputa para todos os cargos da Mesa Diretora da Câmara. Dessa forma, Dalton Silvano (PSDB) se tornou 1º vice-presidente, Paulo Frange (PTB), 2º vice-presidente, Francisco Chagas (PT), 1º secretário, e Milton Leite (DEM), 2º secretário. As duas suplências foram preenchidas por Chico Macena (PT) e Antonio Goulart (PMDB).
A escolha dos integrantes da Mesa Diretora só não foi unânime em virtude dos dois novos vereadores que compõem a bancada do PPS – Claudio Fonseca e Milton Ferreira – se absterem de votar. “Queríamos discutir os critérios e não tivemos nenhuma participação”, explicou Fonseca.
O vereador João Antonio justificou o fato de seu partido, o PT, ter apoiado e votado em Antonio Carlos Rodrigues para presidência da Casa. “É a forma de termos uma participação na Mesa. Do contrário, o PT ficaria completamente isolado aqui, o que dificultaria nossa atuação, pois somos oposição bem minoritária na Casa.”
Na hora de escolher a Corregedoria da Câmara também foi apresentada apenas uma candidatura, a do vereador Wadih Mutran (PP). E dessa vez a eleição se deu por unanimidade. Até os dois parlamentares do PPS, que haviam declarado abstenção na escolha da mesa diretora, apoiaram o quinto mandato consecutivo para Mutran, como corregedor-geral da Casa.
As votações ocorreram logo após a sessão solene em que o Legislativo paulistano deu posse aos 55 vereadores e ao prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. A cerimônia foi presidida pelo vereador com mais idade, em cumprimento ao regimento interno da Câmara. A honra coube a Wadih Mutran, que tem 72 anos.
Veja a relação dos vereadores de São Paulo que tomaram posse
Leia também: "Revisão do Plano Diretor da cidade será uma das prioridades da Câmara"
REPORTAGEM: AIRTON GOES airton@isps.org.br