Começa agendamento para inspeção veicular obrigatória

 

A partir desta semana, os proprietários de veículos a gasolina, álcool ou gás registrados na cidade de São Paulo podem agendar a inspeção veicular ambiental, que tem início previsto para fevereiro. A avaliação é obrigatória para os automóveis fabricados a partir de 2003 (1,5 milhão de unidades), 770 mil motos e 317 mil veículos a diesel.

O serviço sofreu uma pane na segunda (5/1) devido ao elevado número de acessos por telefone e no site da Controlar, empresa contratada pela prefeitura para realizar as inspeções. Mas a empresa informou que a situaçao já havia sido regularizada nesta terça.

Inicialmente a inspeção ia valer para toda frota, mas a Prefeitura anunciou em dezembro que os carros fabricados antes de 2002 ficarão de fora em 2009 e começarão a ser avaliados em 2010. Também estão dispensados os carros zero-quilômetro no primeiro ano de uso. Portanto, a vistoria valerá para 2,6 milhões de unidades (41% da frota de 6,3 milhões da capital). Os veículos fabricados até 2002 serão avaliados por um sistema de sensoriamento remoto. Se forem considerados poluidores serão obrigados a passar pela vistoria.

Segundo a Prefeitura, abrangência da inspeção foi reduzida por dois motivos: devido à baixa adesão dos veículos a diesel em 2008 (somente 13% da frota) e porque a os 33 centros de inspeção previstos não ficaram prontos. A previsão é que a a Controlar entregue 16 centros em 2009.

Os motoristas têm até 90 dias antes do prazo final de licenciamento para realizar a inspeção. O agendamento pode ser feito pelo site da Controlar ou pelo telefone 3545-6868. O agendamento só é possível três duas úteis após o pagamento da taxa de R$ 52,73. Se o nível de emissão de poluentes estiver dentro do limite e o veículo for aprovado, o proprietário poderá solicitar o reembolso à Prefeitura.  Quem não fizer a vistoria pode ter o licenciamento bloqueado e está sujeito a multa de R$550.

 

Compartilhe este artigo