“Direto da fonte” – O Estado de S.Paulo

 

Sonia Racy

Xô, enxofre

Se alguém notou, em 2009, alguma diferença no ar que se respira em São Paulo, pode pôr na conta dos 7.000 a 8.000 ônibus que estão circulando com o S-50, um diesel que libera um décimo do enxofre usualmente consumido por ônibus e caminhões no País.

Não é lá muita coisa – Europa e EUA já utilizam o S-10, um diesel cinco vezes ainda mais limpo que esse. Mas é um começo, apesar da resistência da Petrobrás, que não quis produzir o novo combustível e agora tem de importá-lo para entregar às empresas.

Xô, enxofre 2

Explica o consultor de meio ambiente Fabio Feldman que o S-50 começa valendo nas chamadas “frotas cativas”. Primeiro nos ônibus de São Paulo e Rio, depois em outras capitais.

Falta resolver um furo deixado no esquema. Como controlar os veículos vindos de fora, que se abastecem em outras cidades e despejam nas ruas paulistanas o diesel S-2000. Que Feldman chama de “padrão africano”…

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