Pesquisa mostra um paulistano mais satisfeito em relação a janeiro de 2008
ALVARO MAGALHÃES – alvaro.magalhaes@metrojornal.com.br
Às vésperas de a capital paulista completar 455 anos, pesquisa do Ibope encomendada pelo Movimento Nossa São Paulo aponta que 70% dos moradores da cidade consideram bom ou ótimo viver na metrópole.
O levantamento mostra ainda uma melhora na relação do paulistano com a cidade ao longo de 2008.
Em janeiro do ano passado, eram 67% os que davam os mesmos conceitos bom e ótimo para a vida em São Paulo.
O número de pessoas que dizem sentir orgulho da cidade também cresceu. Enquanto em janeiro de 2008 os que se orgulhavam da capital somavam 82%, hoje são 85% – sendo que o percentual de entrevistados que disseram ter muito orgulho subiu de 44% para 51%.
Além disso, na nova enquete foi menor a quantidade de gente que afirma que, se pudesse, sairia da metrópole.
Em janeiro de 2008, eram 55% os que desejavam ter condições de viver em outras cidades. Agora, eles são menos da metade: 46%.
A pesquisa, realizada entre 18 e 29 de novembro passado e divulgada ontem, ouviu, em casa, 1.512 pessoas com mais de 16 anos de diversas regiões da capital.
Os entrevistados elegeram as oportunidades (21%) e o mercado de trabalho (16%) como os dois pontos mais positivos da vida paulistana.
Muitos, no entanto, se mostraram um tanto insatisfeitos com a própria situação. Questionados sobre o que poderia torná-los mais realizados, 26% afirmaram que gostariam de ter mais dinheiro e outros 16% mencionaram a vontade de ter um emprego melhor.
Segundo o levantamento, o paulistano se mostra esperançoso:
58% dizem que estão otimistas ou muito otimistas em relação ao futuro da cidade.
Paulistano perde 2h47 por dia no trânsito
A pesquisa mostra ainda que o paulistano perde, em média, 2h47 no trânsito todos os dias. Os entrevistados deram nota 3,3 para o transporte público e 72% disseram que, se houvesse boa alternativa, deixariam de usar o carro. O trânsito foi eleito o segundo maior problema da cidade (12% os consideraram o maior aspecto negativo), atrás apenas da violência/criminalidade. A.M.
Por que você gosta de morar em São Paulo?
Cinair Santos, 36, gráfico.
“Antigamente, eu gostava das baladas. Agora tive um filho e prefiro passear com a minha família nos parques da cidade.”
Etiene da Silva, 31, cozinheira.
“Eu adoro ir no forró do Centro de Tradições Nordestinas e também de andar pelo Ibirapuera”
Hermínio Carlos, 50, taxista.
“Eu gosto da cidade porque aqui tem tudo que a gente precisa. Mas a violência e o trânsito estragam um pouco a nossa vida em São Paulo”