SPTV, O Globo
SÃO PAULO – Uma pesquisa feita pelo Ibope e encomendada pelo Movimento Nossa São Paulo mostra que o paulistano, em média, gasta diariamente 2h47m para se deslocar na cidade. Dos 1.512 entrevistados, 19% afirmam gastar de 2 a 3 horas todos os dias para se locomover de um ponto a outro da capital.
Ainda segundo a pesquisa, o paulistano dá uma nota média de 3,3 para o trânsito e 5,4 para o transporte público, mesma nota para a frota de ônibus municipais. Caso o transporte público fosse melhor na cidade, 72% dos entrevistados disseram que deixariam o carro em casa e seguiriam para o trabalho ou escola de ônibus, trem e metrô.
Intitulado ‘Viver em São Paulo’, o levantamento ouviu 1.512 entrevistados com 16 anos ou mais, entre os dias 18 e 29 de novembro. Desses, 70% consideram a cidade boa ou ótima para se viver. Outros 63% responderam que consideram sua vida "muito interessante". Ainda segundo a pesquisa, 26% dos entrevistados afirmaram que ‘ter dinheiro’ os tornariam mais realizados. ‘Ter um emprego melhor’ aparece em segundo lugar na lista de realizações, com 16%.
Os itens ‘violência’ e ‘criminalidade’ lideram o ranking dos aspectos negativos da cidade, com 58%. Em seguida, 12% dos entrevistados apontaram o ‘trânsito’ como o pior de São Paulo.
© 1996 – 2009. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.