No dia 31 de Janeiro, o Movimento Nossa São Paulo e outras organizações de São Paulo vão participar de uma atividade de conexão com o Fórum Social Mundial, o chamado "Espaço Conectado SP – Belém 2009", que fará parte da "Belém Expandida". O objetivo é ter mais informações sobre as atividades que estão sendo realizadas na capital paraense e promover interatividade e a troca de conhecimentos com as pessoas que estão presentes no FSM.
Estão previstas atividades como apresentação de vídeos, fotos e textos de oficinas realizadas no Fórum, "Rodas Livres de Conversa" sobre temas abordados em Belém e, entre 11h e 14h, uma conversa por skype com as pessoas presentes no Fórum.
O evento com a conexão entre Belém e São Paulo será realizado na Universidade Unipaulistana, Rua Madre Cabrini, 38 (a cem metros do metro Vila Mariana), dia 31 de Janeiro, sábado, das 11h às 17h. Em Belém, o local da conexão será a sala 4, do Campus I, entre a central de comunicação e o prédio de Projetos compartilhados na entrada da Universidade Federal do Pará.
Não há a necessidade de inscrição prévia, mas os organizadores pedem a confirmação da presença por e-mail conexaosp-fsm@intercomunicacao.net , até 30 de janeiro, para melhor planejamento do espaço.
Belém Expandida pretende ampliar participação mundial no FSM
O Belém Expandida é uma nova modalidade de participação no Fórum, um território virtual construído para abrigar iniciativas descentralizadas e conexões com o território amazônico. A idéia é possibilitar a participação de entidades que não poderão estar presentes em Belém, promovendo a troca de experiências, a construção de convergências e o fortalecimento das alianças.
Qualquer organização, movimento, grupo ou entidade em qualquer parte do planeta poderá inscrever e realizar uma atividade na sua própria cidade ou país, podendo estabelecer conexões com outras atividades do FSM 2009.
Os momentos de interconexão entre as atividades podem ser feitos através da internet (em chats de texto, áudio ou videoconferências), ou utilizando outras formas de comunicação (transmissões de rádio, cartas e outros).