Duas atividades com participação do Movimento Nossa São Paulo no Fórum Social Mundial 2009, programadas para o dia 30 e 31 de janeiro, tiveram alteração de local onde serão realizadas. Veja a seguir a descrição das atividades:
Dia 30/1, das 15h30 às 18h30
Local: – Universidade Federal Rural – Auditório da Prefeitura (Prédio da Prefeitura)
O Movimento será um dos responsáveis pelo evento que vai apresentar experiências de municípios brasileiros integrantes da Rede Social Brasileira Por Cidades Justas e Sustentáveis e da Rede Latinoamericana Por Cidades Sustentáveis. Frei Betto, o escritor e religioso dominicano, e Michael Lowi, cientista social brasileiro radicado na França, farão a palestra de abertura, cujo tema será o “Ecosocialismo”.
Dia 31/1, às 15h30 às 18h30
Local: Universidade Federal Rural – Auditório da Medicina Veterinária
Apresentação do estudo “Conexões sustentáveis: Quem se beneficia com a destruição da Amazônia”, que mostra como a cidade de São Paulo, principal mercado consumidor brasileiro, também é responsável pela degradação da Amazônia. A exposição vai abordar como produtores que atuaram de forma predatória contra o meio ambiente ou utilizaram trabalho escravo mantêm negócios com redes varejistas, indústrias automobilísticas e a construção civil da capital paulista.
Também serão apresentados exemplos que mostram como o mercado global se beneficia da degradação da floresta e de sua gente. Participarão desta atividade Oded Grajew (Movimento Nossa São Paulo), Caio Magri (Fórum Amazônia Sustentável e Instituto Ethos), Marques Casara (Papel Social) e Leonardo Sakamoto (Repórter Brasil). As atividades vão ocorrer em uma área verde formada pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).