Encerra-se nesta sexta-feira, dia 13 de março, o prazo para as inscrições das comunidades populares da cidade de São Paulo na Plataforma dos Centros Urbanos. Os inscritos receberão acompanhamento e apoio técnico do UNICEF e seus parceiros por um período de três anos, para que possam ajudar a melhorar as condições de vida de suas crianças e seus adolescentes.
Ao se inscrever, as comunidades (favelas, cortiços, conjuntos habitacionais
populares) estarão participando de uma iniciativa que vai mobilizar todos os setores do município de São Paulo pela garantia dos direitos de cada menino e menina. Para isso, a Plataforma dos Centros Urbanos promoverá articulações com o poder público, a sociedade civil organizada e os investidores sociais privados, além de ações de capacitação, comunicação, participação de crianças e adolescentes, monitoramento e avaliação dos indicadores da cidade, das sub-regiões e das próprias comunidades. Ao final do processo, em 2011, todos aqueles que promoverem avanços serão reconhecidos publicamente pelo UNICEF.
Para participar, a comunidade precisa constituir um Grupo Articulador, formado por, no mínimo, oito integrantes, representando duas organizações sociais ou grupos locais, duas instituições do poder público, dois grupos de adolescentes e dois grupos de livre escolha da comunidade.
A Plataforma dos Centros Urbanos também está sendo implementada nos municípios de Itaquaquecetuba e do Rio de Janeiro.
Mais informações: Instituto Sou da Paz: (11) 3812.1333 ; plataforma@soudapaz.org
Fonte: Unicef