Movimento promovido pelo WWF-Brasil pretende mobilizar população contra o aquecimento global

 

O Movimento Nossa São Paulo acaba de aderir ao movimento “A Hora do Planeta”, promovido pelo WWF-Brasil. Criada em 2007, na Austrália, a iniciativa chega pela primeira vez ao Brasil neste ano.

A Hora do Planeta é um ato simbólico no qual governos, empresas e a população de todo o mundo são convidados a demonstrar sua preocupação com o aquecimento global e as mudanças climáticas.

Em 2009, a Hora do Planeta será realizada no dia 28 de março, das 20h30 às 21h30, e pretende contar com a adesão de mais de mil cidades e 1 bilhão de pessoas em todo o mundo.

O gesto simples de apagar as luzes por sessenta minutos, possível em todos os lugares do planeta, tem o significado de chamar para uma reflexão sobre o tema ambiental.

No Brasil, a Hora do Planeta conta com a adesão oficial da cidade do Rio de Janeiro. De acordo com o prefeito carioca, Eduardo Paes, serão desligadas as luzes de ícones da cidade, como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, o Parque do Flamengo e a orla de Copacabana. Além da Prefeitura do Rio de Janeiro e do Ministério do Meio Ambiente, a Hora do Planeta recebeu a adesão de autoridades e representantes de diversos segmentos sociais.

Em Manaus, serão apagadas as luzes da fachada e do interior do Teatro Amazonas, um importante ícone do norte do país, e do Largo São Sebastião às 20h30 do dia 28 de março, como ato simbólico no combate às mudanças climáticas. Em São Paulo, a Prefeitura irá apagar as luzes do Parque do Ibirapuera e do Parque da Independência.

Esses três municípios estão entre as 1.189 cidades de 80 países que confirmaram até o momento a participação na Hora do Planeta 2009 – um número que há duas semanas do evento global histórico já superou a meta de adesão de 1 mil.

Histórico

Em 2007, ao ser realizada pela primeira vez, a Hora do Planeta contou com a participação de 2,2 milhões de moradores de Sidney, na Austrália.  Já em 2008 o movimento reuniu 50 milhões de pessoas, de 400 cidades em 35 países. Simultaneamente apagaram-se as luzes do Coliseu, em Roma, da ponte Golden Gate, em São Francisco e da Opera House, em Sidney, entre outros ícones mundiais.

Cenário Ambiental

O ano de 2009 é crucial para o futuro do planeta, pois os países precisam assinar um acordo internacional com medidas para que se mantenha o aquecimento global abaixo dos 2º C. Será um ano de mobilização para que os países finalmente assinem, na 15ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em dezembro, na Dinamarca, um acordo  para reduzir drasticamente as emissões de gases do efeito estufa.

No Brasil, o desmatamento das nossas florestas – principalmente Amazônia e Cerrado –, é responsável por 75% das emissões de CO2, o principal causador do aquecimento global. No entanto, as emissões de outras fontes, como agricultura, energia elétrica, entre outras, não devem ser menosprezadas dentro de um caminho de desenvolvimento limpo.

Informações Adicionais

Cadastre-se e saiba como participar na Hora do Planeta:
Site oficial: www.horadoplaneta.org.br
Atendimento: 0300 789 5652

Compartilhe este artigo