Em 2008, fatalidades com bicicletas no trânsito caíram 17%
GABRIEL ATTUY – gabriel.attuy@metrojornal.com.br
Para cada ciclista morto no trânsito na cidade de São Paulo em 2008, foram registradas cerca de 3,6 fatalidade entre motoristas ou passageiros de automóveis. Os dados são da CET.
Apesar do número de mortes com ciclistas ter recuado em 17%, de 83 para 69, a relação entre os acidentes com motoristas de carros aumentou.
Em 2007, para cada acidente fatal envolvendo ciclistas, 3,4 motoristas ou passageiros morreram.
Ampliação de ciclovias não saiu do papel
A falta de espaço para andar de bicicleta é uma das principais razões apontadas por ciclistas como a causa de acidentes.
No sábado, para chamar atenção para o problema, um grupo de mais de 300 ciclistas pedalou pela avenida Paulista na versão brasileira de evento que acontece em várias cidades do mundo.
Em 2006, a prefeitura criou um grupo executivo para tratar da ampliação das ciclovias de São Paulo de 30 km para mais de 130 km. Até o momento, não foram tomadas ações concretas.
Nova pedalada
Marginal vira ciclovia
No próximo domingo (22/3), o Fundo de Solidariedade do Estado de SP inaugura um novo evento para ciclistas. O 1o Passeio Pedalando e Aprendendo será realizado na Marginal Pinheiros, que terá a pista expressa transformada em uma ciclovia.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.sesisp.org.br/passeiociclistico, em postos do shopping Morumbi e na Fiesp, na avenida Paulista. A rota, de 10 km, será da ponte Estaiada até a ponte Transamérica.