Projeto prevê interligar 8 parques da cidade para ciclistas
GABRIEL ATTUY – gabriel.attuy@metrojornal.com.br
A PREFEITURA de São Paulo estuda uma iniciativa para criar uma ciclovia de 22 km durante os fins de semana na cidade. Na semana que vem, Walter Feldman, secretário dos Esportes, e Eduardo Jorge, secretário do Verde e Meio Ambiente, apresentarão o projeto à Secretaria de Transportes. “Se o projeto for aprovado, o próximo passo é levá-l0 ao prefeito”, afirma Feldman.
O projeto – de autoria de Feldman e chamado de “ciclo-faixa” – prevê a interligação de oito parques e áreas verdes na cidade. Algumas vias normalmente destinadas a ônibus e automóveis seriam fechadas aos domingos para uso exclusivo dos ciclistas, das 7h às 13h.
As áreas ligadas pela ciclovia são o parque Vila Lobos, Cidade Universitária, bosque do Morumbi, Jockey Club, parque do Povo, parque Ibirapuera, Instituto Biológico e parque da Aclimação.
O projeto preliminar de Feldman prevê 220 pessoas para atuação como supervisores a cada 500 m da ciclovia, além de motociclistas para realizar ronda e pessoal em pontos de travessia para auxiliar os usuários.
A estimativa preliminar do investimento é de R$ 170 mil. Outros R$ 20 mil mensais são projetados para a manutenção. “Como o projeto pode ter grande impacto na cidade, ele pode ter patrocínio privado”, diz Feldman.
Cartilha conscientiza motoristas
As secretarias do Verde e Meio Ambiente e de Transportes irão lançar na semana que vem uma nova cartilha para instruir motoristas a lidar com ciclistas no trânsito de São Paulo.
O folheto traz recomendações aos motoristas e um resumo da legislação pertinente aos direitos dos ciclistas nas vias da cidade. O material será utilizado durante um treinamento para motoristas de ônibus da cidade de São Paulo.
Ciclovias projetadas
Atualmente, existem 16 km de ciclovias em ruas da cidade, criadas desde 2006. Outros 14 km têm previsão de conclusão neste ano, incluindo o término da ciclovia da Radial Leste, segundo a Secretaria do Verde e Meio Ambiente.
Com a revisão do Plano Diretor de 2009, a prefeitura também identificou outros 70 km que podem receber ciclovias na cidade. Desses, 30 km já possuem projetos. O principal deles é o de 15 km no Butantã, com conclusão prevista para 2010.