BIA REIS
emfoco@metrojornal.com.br
A HUMANIDADE já consome 30% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação do planeta, segundo o Instituto Akatu pelo Consumo Consciente. Para piorar o quadro, a ONU (Organização das Nações Unidas, estima que a população mundial aumentará em 100 milhões anualmente ao longo dos próximos 20 anos.
Temos motivos de sobra para nos preocupar e buscar formas de ajudar. Muita gente acha que para isso precisamos mudar toda a nossa rotina, o que não é verdade. Pequenas alternações no diaa-dia podem ter impacto profundo na sustentabilidade.
“Se não houver mudança nos padrões de consumo e produção, em menos de 50 anos, já serão necessários mais de dois planetas Terra para atender nossas necessidades de água, energia e alimentos”, alerta Heloisa Torres de Melo, gerente de operações do Akatu.
No Brasil, as iniciativas em favor da sustentabilidade são tão raras que a publicitária Luciana Van Deursen, 28 anos, comemora quando se depara com alguma em São Paulo – bem diferente do que ocorria em Londres, cidade onde morou durante dois anos.
“O nível de educação lá é maior, então, o problema acaba sendo de todo mundo, não apenas da elite, como ainda acontece no Brasil.” Luciana conta que a administração municipal distribui sacos para reciclar o lixo, com manual de explicação para os mais inexperientes.