Em Washington, ícones mundiais debatem ações sustentáveis para mediação de conflitos

 

Oded Grajew, integrante do Movimento Nossa São Paulo, está em Washington, nos Estados Unidos, para participar do “2009 PODER ABC Reconciliation Forum”.  O encontro, que desde 2004 debate ações sustentáveis para conflitos no mundo, reúne as principais lideranças internacionais que se tornaram ícones na luta pela cultura de paz e pelo respeito aos direitos humanos.

A iniciativa tem o objetivo de encorajar significativas mudanças na maneira de pessoas de diferentes sexos, raças, religiões, etinias e classes sociais se aproximarem e praticarem a reconciliação. Uma das metas do encontro é estimular o trabalho conjunto entre as lideranças para que entendam melhor o que separa as pessoas umas das outras e do meio ambiente em que vivem e, ainda, o que as mantêm juntas.

O bispo e ativista sul-africano Desmond Tutu, ganhador do Prêmio Nobel da Paz e um dos responsáveis pela libertação de Nelson Mandela, em 1990, é o presidente honorário do Fórum. Além dele, estão confirmadas as participações do ex-presidente da União Soviética Mikhail Gorbachev, de Paul Rusesabagina (imortalizado pelo filme Hotel Ruanda), do ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter , da Secretária de Estado dos Estados Unidos Hillary Clinton e do cantor e ex-ministro brasileiro Gilberto Gil.

Membro do Conselho Consultivo do PODER ABC Reconciliation Forum, Oded Grajew participou nesta quinta-feira de uma discussão sobre justiça e reconciliação. O debate será mediado por Aldo Civico, diretor da Columbia University’s Center for International Conflict Resolution. Participaram também da mesa o ex-primeiro ministro peruano Yehude Simon, preso durante a ditadura de Alberto Fujimori, e o cantor Gilberto Gil.

Mais informações sobre o encontro, em inglês, estão disponíveis no site www.reconciliationforum.com

Compartilhe este artigo