Oded Grajew, integrante do Movimento Nossa São Paulo, está em Washington, nos Estados Unidos, para participar do “2009 PODER ABC Reconciliation Forum”. O encontro, que desde 2004 debate ações sustentáveis para conflitos no mundo, reúne as principais lideranças internacionais que se tornaram ícones na luta pela cultura de paz e pelo respeito aos direitos humanos.
A iniciativa tem o objetivo de encorajar significativas mudanças na maneira de pessoas de diferentes sexos, raças, religiões, etinias e classes sociais se aproximarem e praticarem a reconciliação. Uma das metas do encontro é estimular o trabalho conjunto entre as lideranças para que entendam melhor o que separa as pessoas umas das outras e do meio ambiente em que vivem e, ainda, o que as mantêm juntas.
O bispo e ativista sul-africano Desmond Tutu, ganhador do Prêmio Nobel da Paz e um dos responsáveis pela libertação de Nelson Mandela, em 1990, é o presidente honorário do Fórum. Além dele, estão confirmadas as participações do ex-presidente da União Soviética Mikhail Gorbachev, de Paul Rusesabagina (imortalizado pelo filme Hotel Ruanda), do ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter , da Secretária de Estado dos Estados Unidos Hillary Clinton e do cantor e ex-ministro brasileiro Gilberto Gil.
Membro do Conselho Consultivo do PODER ABC Reconciliation Forum, Oded Grajew participou nesta quinta-feira de uma discussão sobre justiça e reconciliação. O debate será mediado por Aldo Civico, diretor da Columbia University’s Center for International Conflict Resolution. Participaram também da mesa o ex-primeiro ministro peruano Yehude Simon, preso durante a ditadura de Alberto Fujimori, e o cantor Gilberto Gil.
Mais informações sobre o encontro, em inglês, estão disponíveis no site www.reconciliationforum.com