Relatório de 2008 da Ouvidoria mostra ainda que reclamações sobre iluminação caíram
FÁBIO MAZZITELLI, fabio.mazzitelli@grupoestado.com.br
Chamadas de “prioritárias” nos discursos do prefeito Gilberto Kassab, saúde e educação foram as únicas áreas da administração municipal que aumentaram o número de queixas entre os líderes do ranking de reclamações da Ouvidoria Geral do Município, segundo o relatório anual do órgão divulgado ontem.
A quantidade de queixas relacionadas à Secretaria da Saúde e à Secretaria de Educação subiram 32% e 66%, respectivamente, de 2007 para 2008. Saúde representa, por exemplo, quase a metade (48%) das 2.918 reclamações de qualidade de atendimento da Prefeitura. Esse tipo de queixa subiu 169% no ano passado e figura em segundo lugar na lista de motivações das reclamações. Líder histórico de registros, o item “iluminação pública” sofreu queda de 46%, saindo de 7.408 para 4.023 queixas.
Nos atendimentos por órgão público, a Secretaria Municipal de Educação saiu do sétimo para o terceiro lugar na quantidade de reclamações, com 797 registros. O item “escolas” é a maior parte desse universo, com 533 queixas, e passou a figurar na lista das reclamações mais comuns – está na oitava posição.
Os aumentos das queixas nas áreas sociais estão na contramão dos números das demais áreas e itens listados no relatório da Ouvidoria. Como a quantidade de atendimentos do órgão caiu 22% em 2008, de 22 mil para 17 mil, a maioria das queixas da população despencou. Além de iluminação pública, caíram as reclamações de jardinagem (48%), que inclui podas de árvores, buracos de rua (27%), comércio irregular (25%) e do Programa do Silêncio Urbano, o Psiu (24%).
Para a ouvidora do município, Maria Inês Fornazaro, o aumento das queixas relacionadas à qualidade de atendimento é importante. “Significa que os cidadãos não recebem atendimento, no mínimo, adequado. São atendidos de forma grosseira ou não obtêm informação”, afirma.
Ela pondera, entretanto, que as críticas à saúde municipal são as únicas feitas diretamente na Ouvidoria, em razão da urgência do tema. Nas demais áreas, o cidadão precisa fazer a primeira tentativa no órgão de origem para depois, se o problema não for solucionado, acionar o ouvidor.
O contato com a Ouvidoria pode ser feito pelo 0800175717, de segunda a sexta, das 9h às 17h. A ligação é gratuita. O atendimento pessoal é feito na Avenida São João, 473, 16º andar, centro.
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