O Dia Mundial da Água, comemorado no último domingo (22/3), foi destaque nos principais jornais do País. O Estado de S.Paulo destacou iniciativas de empresas brasileiras que começam a adotar programas de reaproveitamento de água. A estimativa é que a medida reduza em mais de 50% o consumo. O jornal também apresentou os resultados do 5º Fórum Mundial da Água, que terminou ontem, em Istambul, na Turquia.
Já a Folha de S.Paulo alerta para a queda na capacidade de abastecimento de água na Grande São Paulo. Segundo a matéria, a perda representa volume suficiente para abastecer 2,5 milhões de pessoas por dia. Uma das soluções apresentadas é a "importação" de água de outras regiões para São Paulo.
A Gazeta Mercantil também publicou um especial sobre o tema, alertando que o acesso à água potável e o saneamento básico podem se agravar com o aquecimento global. O crescimento da população também é fator de preocupação.
Enquanto isso, estima-se que 35% da água retirada dos mananciais (o equivalente à toda a produção das represas Guarapiranga e Billings) é totalmente desperdiçada pelo serviço de abastecimento. A redução de, pelo menos, 50% desse total é uma das metas de referência propostas pelo Movimento Nossa São Paulo para o Programa de Metas que deverá ser apresentado pela Prefeitura até 31 de março. O Movimento também reivindica a disponibilização do indicador anual por distrito.
Outro problema relacionado ao consumo de água é o tratamento de esgotos. Hoje, pouco mais da metade dos 11 milhões de habitantes da cidade têm seu esgoto coletado e tratado. A meta proposta pelo Movimento Nossa São Paulo é tratar 100% do esgoto até o final da gestão do prefeito Kassab, em 2010.
Leia especial Vida & Sustentabilidade, de O Estado de S.Paulo
Leia "Demanda maior por água preocupa Sabesp", de Folha de S.Paulo
Leia especial "O planeta tem sede de soluções", de A Gazeta Mercantil