Audiência pública na Cidade Ademar não apresenta metas para região

 

Foto: Airton Goes
Foto: Airton Goes

As pessoas que compareceram à audiência pública da subprefeitura da Cidade Ademar para saber o que o programa de metas da prefeitura prevê para a região até 2012 saíram do encontro frustradas. Na parte inicial do evento, dois integrantes da subprefeitura leram o documento Agenda 2012, que se encontra no site da prefeitura, com as 223 metas para todo o município. Aproveitaram também para apresentar um balanço do que a gestão realizou nos últimos quatro anos e as principais obras em andamento.

Em mais de uma hora de leitura e apresentação, poucas vezes os funcionários da subprefeitura relacionaram o programa (que os representantes do Executivo chamam de Agenda 2012) com a região. Isto ocorreu quando mencionaram as metas gerais da prefeitura em que a Cidade Ademar está incluída. Não souberam informar, entretanto, a quantidade dos equipamentos ou serviços que seriam instalados localmente. As 160 novas equipes do Programa da Saúde da Família e os 400 novos telecentros, que estão na Agenda 2012 para toda a capital paulista, são exemplos dessa situação.

Após essa parte do encontro, o subprefeito Beto Mendes abriu a palavra aos moradores, informando que cada inscrito poderia falar, no máximo, por dois minutos. “Esse programa é muito genérico. Vim aqui saber o que será feito na região e continuo sem saber”, declarou Celso Dutra, participante do Fórum Social da Cidade Ademar e Pedreira.

O jovem Ricardo Rolim Xavier questionou o fato de as metas para a educação serem apenas quantitativas e não qualitativas. “Acho que precisamos de metas que busquem a qualidade do ensino”.

Jussara Cássia da Silva, da Associação Congregação Santa Catarina, solicitou informações sobre os parques previstos para a região no Plano Regional Estratégico.

O conselheiro gestor da UBS Mata Virgem, José Liberato, quis saber se serão construídas creches e EMEIs naquele bairro carente. “E na área da saúde o que tem para o nosso bairro?”, acrescentou.

Além dos questionamentos, os participantes apresentaram diversas propostas. Uma delas foi do vereador Ítalo Cardoso (PT). “Que a prefeitura crie a oportunidade de continuar esse debate.” O parlamentar também tem a expectativa de que haja uma apresentação mais detalhada do que será feito na Cidade Ademar e Pedreira. 

Ao final do encontro, o subprefeito  informou que todas as sugestões e propostas serão encaminhadas à Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), que está coordenando a elaboração e execução da Agenda 2012.

Conheça a Agenda 2012 – programa de metas da Prefeitura de São Paulo

Compartilhe este artigo