O salão da Casa de Nassau recebeu cerca de 50 cidadãos interessados em discutir os destinos da região nos próximos quatro anos. A Agenda 2012 – Programa de Metas da Cidade de São Paulo, tem o objetivo de informar com transparência aos moradores da cidade quais são as metas, quais são os projetos da administração municipal, oferecendo assim, através da informação, a possibilidade da sociedade civl acompanhar e cobrar resultados. O subprefeito Milton Persoli conduziu a reunião, em uma mesa composta por seu principais assessores.
Após longa apresentação do Programa de Metas em sua abrangência mais geral, para toda a cidade, o subprefeito satisfez a expectativa dos presentes, que era conhecer as ações propostas para a região de Pirituba/Jaraguá. Foram listados os seguintes projetos: criação de dois Clubes Escola e de um centro olímpico regional. Início de dois programas de atividades físicas em dois parques da região. Reforma de uma piscina olímpica. Formação do Conselho de Cultura de Paz, instalação de dois locais de monitoramento da operação Defesa das Águas, cujo comitê regional é coordenado pela subprefeitura Pirituba/ Jaraguá. Criação de uma AMA de especialidades, duas AMAs Sorriso (tratamento odontológico) e a ampliação do programa Remédio em Casa em 30%. Persoli antecipou dois projetos que ainda não estão no Programa de Metas: a criação de uma casa de cultura e de duas companhias da Polícia Militar na região.
Aberta a palavra, os cidadãos rapidamente dispararam questões, pedindo um hospital para idosos, reclamando contra a obra do cemitério em Pirituba, pedindo prédio próprio para a subprefeitura. O subprefeito respondeu que a idéia é construir um prédio novo para a subprefeitura, bem próximo ao terminal de ônibus Pirituba, reunindo ali todas as unidades que estão descentralizadas. O morador Wilson Castro tem uma antiga proposta de se construir uma imagem do apóstolo São Paulo, maior do que a estátua do Cristo Redentor, no alto do Pico do Jaraguá. Persoli afirmou que quer melhorar a acessibilidade ao Pico do Jaraguá, requalificando toda a região para reforçar o turismo ali. Ele quer um Ecobus, saindo de Pirituba e indo até o alto do Pico.
Francisco Carvalho pediu que a subprefeitura barre a construção do cemitério na av. Raimundo P. de Magalhães. Pediu a instalação de uma comissão para acompanhar os projetos e indagou pelo centro de convenções que o prefeito Kassab anunciou há cerca de um ano. Persoli informou que a construção do mega centro de convenções em Pirituba não está no Programa de Metas, pois ainda está em fase inicial de projeto. José Silva, da Associação 8 de Março, pediu a regularização de lotes na rua José Lourenço e a criação de um parque na Vila Zat. Sônia Maria, liderança comunitária, afirmou que é favorável à Defesa das Águas, mas também o é em relação à "Defesa dos Homens", alegando que faltam escolas na região de Taipas, e pediu a criação de uma UBS no Jardim Rincão. Pediu mais estrutura para as pessoas que trabalham com reciclagem. O morador Dóia pediu uma metodologia adequada para as discussões locais, e falou do problema dos índios Guarani, que vivem em uma aldeia na região.
Os moradores continuaram apresentando suas demandas: Eliana Cristina pediu a criação de uma CAPS – Central de Atendimento Psicossocial na região. O educador Nado Rodrigues pediu maior oferta de vagas, e questionou o fato de estarem construindo 3 EMEFs, e nenhuam EMEI na região. Pediu mais ação no combate ao analfabetismo. José Rodrigues pediu UBSs e escolas no Jardim Rincão, e afirmou que não vê a Guarda Civil Metropolitana no Jd Rincão e no Jaraguá. Fabiano de Melo, do movimento Nossa São Paulo, afirmou que sem pressão da população nada vai sair do papel, pois "metas sempre tivemos, mas cumprimento, não". Ele propôs a formação de um fórum de movimentos sociais, para pressionar o poder público.
O site www.prefeitura.sp.gov.br/agenda2012 foi apresentado como uma ferramenta de acesso da população, tanto à informação do andamento do Programa de Metas, quanto como canal de manifestação.
© 2009 ZNnaLinha