Kele Trujilo
Cerca de 40 pessoas compareceram ao auditório da Subprefeitura Freguesia/ Brasilândia, entre eles moradores, lideranças comunitárias e representantes de instituições. Compunham a mesa o subprefeito Marcelo Bruni, o coordenador de Planejamento e Desenvolvimento Urbano Roberto Bonini, a relatora da ata Ligia La Torre e a assessora de Imprensa Beatriz Marques. O objetivo das audiências foi expor para a população local os planos e ações de sua região que ficam sob responsabilidade de cada subprefeitura.
Roberto Bonini abriu a audiência apresentando o programa de metas da cidade de São Paulo e os principais objetivos dos eixos do programa: Cidade de Direitos, Cidade Sustentável, Cidade Criativa, Cidade de Oportunidades, Cidade Eficiente e Cidade Inclusiva.
Durante a apresentação não foi citado o programa de metas para a região da Brasilândia e da Freguesia do Ó. A audiência foi aberta ao público para questionamentos e reivindicações, que foram formalizadas através de um formulário que era dado a quem quisesse demonstrar sua indignação e preocupação com a região. Ocorreu de forma tranqüila e organizada, com os cidadãos expondo as carências e deficiências da região, como a falta de áreas de lazer, escassez de atendimento na área da saúde e problemas com educação.
A assistente Ilda, da ONG Ação Comunitária Todos Irmãos, que trabalha com a crianças e adolescentes de 0 a 19 anos, questionou que haviam muitas metas mas não especificavam aonde. Sua principal reivindicação é um posto de fisioterapia que não tem na região, e disse que tem que se locomover até o Hospital Sorocabano, que além de ser longe está em péssimo estado.
Depois de ser muito questionado pelas ações efetivas que deveriam acontecer na região da Brasilândia/ Freguesia do Ó, o subprefeito citou algumas ações que serão implementadas na região:
– 08 clubes escolas
– Reforma da piscina do Centro Esportivo Osvaldo Brandão (no momento está fechada).
– Implementação de Unidade de Direitos Humanos
– Remédio em casa
– Hospital da Brasilândia (esquina da Estrada do Sabão com Domingos Vegas)
– 02 AMAs Sorriso (para atendimento odontológico)
– 5092 famílias serão beneficiadas com a reurbanização de favelas
– 02 piscinões irão receber monitoramento eletrônico
O subprefeito colocou o programa como um plano inovador, em prol da comunidade e não de um partido. "Estamos a disposição da população, tudo que foi colocado aqui vai ser levado para a secretaria de planejamento" conclui Marcelo Bruni. A assessoria de imprensa informou que vai haver um acompanhamento com outras audiências públicas, não tem um período estipulado, mas que deve acontecer semestralmente.
© 2009 ZNnaLinha
Conheça a Agenda 2012 – o programa de metas da Prefeitura de São Paulo