Moradores de várias áreas de subprefeituras de São Paulo enviaram relatos com descrição e avaliação sobre as 31 audiências públicas realizadas na semana passada sobre a Agenda 2012 – o programa de metas da Prefeitura de São Paulo.
O portal do Movimento Nossa São Paulo vai reproduzir trechos destes relatos a fim de dar visibilidade à opinião dos paulistanos sobre esse importante passo para ampliar o acompanhamento do cidadão em relação à gestão pública na cidade.
Abaixo, estão alguns trechos do relato de dois integrantes do Fórum de Desenvolvimento Local Perus/Anhanguera, Mário Bortoto e Messias Pereira de Moraes, sobre a audiência da subprefeitura de Perus, realizada dia 22 de abril.
“Acreditamos que o Plano de Metas não chegou a atingir as necessidades de nossa região, faltou uma maior comunicação entre os técnicos e a população para que essas necessidades fossem contempladas.
As lideranças, organizações e o próprio Fórum de Desenvolvimento Local Perus Anhanguera não foram procurados e nem ao menos esses técnicos levantaram junto à sub Perus, documentos que apontam tais necessidades e entregue aos subprefeitos anteriores, por exemplo, emitidos pelo Fórum juntamente e elaborados com ampla participação com as lideranças e organizações locais.
A Sub Perus apenas se preocupou em explanar o Plano do Prefeito de São Paulo para a cidade no seu todo, enquanto estas comunidades de Perus e Anhanguera mais uma vez vê seus direitos e necessidades não serem contemplados.
Propostas feitas pelos moradores ao final da audiência:
-Criação de um grupo de conselheiros de representantes do bairro
-Marcar uma nova Audiência para discutir o Plano de Metas para a Sub Perus
-Que a comunicação seja feita com tempo hábil, usando inclusive a rede do Fórum
-Que inclua nas Metas da subprefeitura e Prefeitura a não cobrança de pedágio aos moradores do Anhanguera
-Que a subprefeitura evite o uso de palavras técnicas nas apresentações dos projetos
-Que traga informações sobre os projetos de crédito de carbono
-Que traga informações mais concretas sobre as desapropriações (projeto de Parques Lineares)
-Que traga informações sobre os gastos dos recursos dos créditos
-Que sensibilize a Loga para executar ações propositivas para a Coopercose (Cooperativa de Reciclagem do Bairro)
-Traga a Limpurb para discutir sobre os projetos de Parques Lineares
Respostas da Subprefeitura – subprefeito Ary Fossen:
>Acha interessante a criação do grupo de representantes, mas que devera ser com verdadeiras lideranças, que irá discutir com o gabinete a respeito.
>Não tirou outra data de Audiência
>Que o projeto de Parques Lineares está nas mãos do Secretário do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge, e que não haverá desapropriações, portanto, que não fiquem ansiosos, que o projeto está em boas mãos. Entretanto se houver desapropriações será dentro da Lei e quem sentir prejudicado que entrem na Justiça requerendo seus direitos. Diz ter bons contatos com engenheiros e arquitetos da Secretaria do Verde e Meio Ambiente que irá negociar a vinda deles na região.
>Pedágio é um problema da esfera estadual, mas frisou que as melhores estradas são as que possuem cobrança de pedágio.
>Que irá se reunir com a Coopercose para levantar propostas e enviar projeto para a Secretaria do Verde.”
Mário Bortoto e Messias Pereira de Moraes, integrantes do Fórum de Desenvolvimento Local Perus /Anhanguera
Conheça a Agenda 2012 – o programa de metas da Prefeitura de São Paulo